Salada Russa
Salada Russa, ou salada fria, é assim que conhecemos a famosa salada russa ou salada Olivier. Nome do seu criador Lucien Olivier de origem Belga. chefe do prestigiado restaurante Hermitage. Sofreu alterações ao longo dos tempos. A minha tem mais legumes do que batata, exigência dos tempos, pois agora, usamos menos batata e mais legumes.
Mas gosto dela no verão, fresca acompanhada um bom vinho branco.
Fácil de confecionar, basicamente é a união de legumes cozidos, com legumes crus ou de conserva, envolvidos em maionese.
Espero que gostem.
Salada Russa
Ingredientes: 4 pessoas
2 cenouras raladas
300 gr feijão-verde cortado em diagonal
150 gr de ervilhas (podem ser congeladas)
3 batatas pequenas
2 c. de sopa de alcaparras
2 c. de sopa de azeitonas sem caroço
4 ovos
4 latas de atum
Meio pepino cortado em bocadinhos pequenos
6 tomates cherry
sal e pimenta preta moída na altura
coentros frescos picados grosseiramente
para o molho:
maionese
mostarda
sumo de meio limão
Preparação:
Comece por cozer em água e sal os ovos. Depois também coza as batatas, as ervilhas e o feijão verde. Deixe todos os legumes “al dente”. Não os pode cozer muito, senão fica uma salada empapada.
Escorra bem e deixe arrefecer.
Numa tigela, corte o pepino em quadradinhos e os tomates cherry ao meio. Junte os ovos também cortados, e os legumes, que já devem estar frios, as azeitonas e as alcaparras e ainda a cenoura ralada.
Acrescente o atum e os coentros picados. Tempere com pimenta, cuidado com o sal, pois há ingredientes na salada salgados.
Misture maionese a gosto com uma colher de mostarda e sumo de meio limão.
Junte este molho na saladeira. Delicadamente misture todos os ingredientes da salada com o molho. Mantenha no frio até ao momento de servir.
Bom Apetite.
Dica: esta salada também fica bem com pescada cozida ou camarão.