Castanhas Estufadas com Pera Rocha

Castanhas Estufadas com Pera Rocha

Hoje trago-vos a sobremesa que servi cá em casa no dia de São Martinho.

Castanhas estufadas com pera rocha, para celebrar este dia tão tradicional.

Conta-se que, num dia frio de inverno, Martinho, um soldado romano, cavalgava pelo campo quando encontrou um mendigo tremendo de frio. Com pena do homem, Martinho cortou a sua capa ao meio com a espada e deu metade ao mendigo para que ele se pudesse aquecer. Nesse momento, o tempo começou a mudar, as nuvens dissiparam-se e o sol brilhou intensamente. Diz-se que esse episódio marca o início do período conhecido como "Verão de São Martinho", um curto período de tempo mais quente e ameno que ocorre em meados de novembro.

Uma tradição popular que associa o Dia de São Martinho à partilha e à generosidade, e à comemoração, com festividades, fogueiras, castanhas assadas e vinho novo. As pessoas muitas vezes celebram a ocasião lembrando a história de São Martinho e partilhando refeições com amigos e familiares.

Espero que gostem.

 

 

Castanhas Estufadas com Pera Rocha

 

Ingredientes:

2 peras, maduras

250g de castanhas descascadas

100g de açúcar amarelo

50g de amêndoas lascadas

50ml de rum, ou outra bebida a gosto

½ vagem de baunilha

1 pau de canela

1 pitada de sal

Gelado de baunilha, ou outro a gosto

 

Preparação:

Descasque as castanhas e as peras. Corte as peras ao meio e retire-lhes as sementes.

Num tacho, coloque a água, junte o açúcar, a vagem de baunilha aberta e raspada, o pau de canela, o rum e o sal. Deixe ferver.

Coloque delicadamente as frutas no tacho e continue a cozinhar por 5 minutos. Retire as peras e as castanhas com uma escumadeira e continue a cozinhar a calda por mais 5 minutos, até ficar com textura de xarope leve. Coe e deixe arrefecer.

 

Emprate, divida as castanhas e as peras nos pratos. Coloque uma bola de gelado no meio, despeje a calda fria e polvilhe com amêndoas. Sirva de imediato.

Bom apetite.

 

Arroz Basmati com Espargos e Curcuma

Arroz Basmati com Espargos e Curcuma

Bolachas de Coco e Laranja

Bolachas de Coco e Laranja