Moussaka Vegetariana com Massa

Moussaka Vegetariana com Massa

Moussaka, prato tradicional da zona dos Balcãs, sendo a Grécia o seu expoente máximo. A palavra “moussaka” vem de musaqqa’a do árabe, e significa “fresco”. E é na verdade uma explosão de frescura. A moussaka, é cheia de sabor.

Muito perto desta zona da Europa, existe outra receita muito parecida com a moussaka, a lasanha, originária de Itália. A diferença principal da lasanha, é que a moussaka, não tem massa ao contrário da lasanha. Cá em casa gostamos das duas.

Estas duas receitas rivalizam entre si, os mais pró-massa, os outros mais pró-legumes, nomeadamente a beringela, mas ambas utilizam a carne.

Esta ideia foi o mote para fazer esta moussaka, com massa e sem carne. Também serviu para o meu dia, sem carne e sem peixe, que todas as semanas faço, cá em casa.

Espero que gostem desta versão.

Moussaka Vegetariana com Massa

Ingredientes, para a lasanha

Folhas de lasanha secas

2 beringelas grandes

1 dente de alho

2 c. de sopa de azeite

Sal q.b.

Pimenta q.b.

100 gr de queijo parmesão ralado

 

Para o molho de tomate:

2 dentes de alhos

1 lata de tomate picado

Coentros q.b.

1 cebola grande

1 fio de azeite

Sal q.b.

Pimenta q.b.

 

Para o molho Béchamel:

100 gr de manteiga

100 gr de farinha

600 ml de leite

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Noz moscada q.b.

½ limão, só o sumo

1 c. de sopa de mostarda

 

Preparação:

Corte com uma mandolina, as beringelas longitudinalmente. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tempere com o azeite, sal e pimenta. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 25 minutos. Reserve.

Faça o molho de tomate. Num tacho coloque a cebola e os alhos picados, com o fio de azeite e deixe alourar. Junte os coentros picados, o tomate e deixe cozer em lume brando. Tempere com sal e pimenta.

Entretanto faça o molho bechamel. Num tacho coloque a manteiga, deixe derreter, junte a farinha e mexa até fazer uma bola. Adicione o leite quente e sempre a mexer deixe cozer e engrossar. Tempere com sal, pimenta, a noz moscada, a mostarda e o sumo do limão. Mexa bem.

Monte o tabuleiro, coloque uma concha de molho de tomate, depois disponha as placas da lasanha, as fatias de beringela, o molho bechamel, e o queijo. Repita o processo até finalizar com as placas da lasanha e cubra com o molho Béchamel e salpique com o queijo.

Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 45 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco. Sirva.

Bom Apetite.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pimentos Encarnados, Recheados com Bolonhesa

Pimentos Encarnados, Recheados com Bolonhesa

"Esses" de Peniche

"Esses" de Peniche