Cascas de Tangerina Cristalizadas (Presentes de Comer)

Cascas de Tangerina Cristalizadas (Presentes de Comer)

Há dois ou três anos percebi que era relativamente fácil cristalizar cascas de laranjas em casa. Mais económico e menos açúcar. Vi num programa de televisão, a Neozelandesa Annabelle Langbein a fazer as cascas de laranja e no fim até lhes dava um toque bem natalício. Umas tradicionais com açúcar branco, outras banhadas em chocolate preto. Fiquei rendida.

Fiz várias pesquisas e também gostei, como sempre, da receita da Martha Stewart. Esta minha receita está entre as duas.  Fiz de cascas de tangerina em vez das de laranja.

Nesta altura que precisamos de frutas cristalizadas, ou para enfeitar a mesa de Natal, ou para as usar em bolos, é uma forma de travar o desperdício, pois consumimos as cascas e são feitas por nós, o que é sempre bom. E como foram feitas por nós, aqui está mais uma sugestão de presentes de comer.

Espero que gostem.

cascas de tangerina grade.jpg

Cascas de Tangerina Cristalizadas

Ingredientes:

10 tangerinas

400 gr de açúcar branco

2 chávenas de água

1 pau de canela

1 flor de anis

Açúcar branco para polvilhar

Preparação:

Lave as tangerinas em água corrente, retire o pedúnculo. Com uma faca afiada, corte as cascas em fatias finas +/3 centímetros de espessura.

 

Coloque-as num tacho, cubra com água e leve ao lume até começar a ferver.
Retire do lume, escorra a água. Normalmente as receitas dizem para repetir esta operação mais duas vezes, pois assim retira-se o amargor das cascas. Neste caso como são tangerinas não foi preciso repetir a operação. As cascas não são tão amargas como as da laranja e eu gosto, porque não ficam tão doces.

Depois de escorridas adicione as duas chávenas de água, o açúcar, o pau de canela e a flor de anis e leve novamente ao lume. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Retire as fatias com uma pinça e coloque-as numa grade para secarem, durante uma hora.

Coloque açúcar num tabuleiro e passe as cascas pelo açúcar, sem pegar muito nelas.

Deixe-as descansar em cima de papel absorvente durante a noite. Se o papel ainda estiver molhado, volte a fazer a mesma operação até o papel ficar seco.

Estão prontas.

Guarde-as num frasco de vidro.

Bom Apetite.

Pumpkin Spices (Mistura de Especiarias)

Pumpkin Spices (Mistura de Especiarias)

Mistura de Cacau (Presentes de comer)

Mistura de Cacau (Presentes de comer)