Estrela de Natal Recheada com Puré de Maçã e Canela

Estrela de Natal Recheada com Puré de Maçã e Canela

Nesta época de natal, existem muitas variedades de bolos ou pães doces, tradicionais em muitos cantos do mundo. O nosso Bolo Rei, o Panettone, o Stolenn, o Babka, embora este seja de origem judaica, etc. etc.

E a partir das massas de algumas destas receitas, começaram a fazer-se bolos também com formas diferentes e bem criativas. As coroas e as estrelas.

Coroas e estrelas feitas com massa doce são elementos decorativos tradicionais em muitas culturas europeias durante a época natalina. Elas podem ser feitas de diversos tipos de massa, como massa de pão doce ou massa de biscoito, e muitas vezes são decoradas com açúcar, glacê, frutas cristalizadas ou outros ingredientes festivos. Essas formas simbolizam elementos associados ao Natal, como as coroas que representam a coroa de espinhos de Cristo, e as estrelas, que representam a Estrela de Belém.

Hoje também vos trago uma estrela de oito pontas, recheada com canela e puré de maçã, este da Koro, biológico, que quis testar em bolos e fiquei sinceramente fã. E já sabe pode comprar este e todos os produtos com desconto, basta usar o meu código-HORTAPAKORO.

Espero que gostem.

 

Estrela de Natal Recheada com Puré de Maçã e Canela

 

Ingredientes:

450g de farinha T65

75g de manteiga à temperatura ambiente

2 gemas

1 pitada de sal

75g de açúcar

180ml de leite

1 saqueta de fermento seco de padeiro

 

Para o Recheio:

100g de manteiga derretida

Canela q.b.

Puré de maçã q.b.

 amêndoas lascadas

1 ovo, para pincelar

Açúcar de confeiteiro, para polvilhar

 

Preparação:

Amorne o leite, até 37º, junte o fermento, mexa. Reserve.

Numa batedeira coloque as gemas e o açúcar e bata até obter um creme fofo. Junte a farinha e o sal e bata. Adicione o leite e bata em velocidade alta durante 8 minutos. Junte a manteiga aos poucos, sempre a bater mais dois minutos.

Coloque numa taça, tape e deixe levedar durante uma hora e meia.

Divida a massa em 4 partes iguais. Estique cada uma delas em círculo. Disponha o primeiro círculo num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele-o com a manteiga derretida, depois polvilhe com canela e em cima ponha um pouco de puré de maça e alise, salpique com amêndoas lascadas.

Coloque por cima o segundo círculo, repita a operação e faça o mesmo e ao terceiro círculo. Disponha o quarto círculo, ficando todos os círculos empilhados. Acerte as pontas, que eventualmente ficaram desalinhadas, para ter círculos mais ou menos redondos. Coloque um copo no meio do círculo, com um cortador de pizza faça 16 tiras iguais a partir do copo.

Pegue em duas tiras de cada vez e torça-as em sentido contrário, depois pressione as pontas uma contra a outra. A sua estrela ficara com 8 pontas entrançadas.

Deixe descansar mais 30 minutos.

Bata o ovo com uma colher de sopa de água, bata bem e pincele a estrela.

Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 30 minutos.

Retire do forno, deixe descansar durante 5 minutos. Retire deixe arrefecer numa grade e quando morna polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva morna.

Bom Apetite.

Arroz de Passas da Minha Mesa de Natal

Arroz de Passas da Minha Mesa de Natal

Bolachas de Gengibre

Bolachas de Gengibre