Cevadotto com Ervilhas e Ovos Escalfados

Cevadotto com Ervilhas e Ovos Escalfados

Esta receita é dois em um. Sim nela há dois pratos bem tradicionais. Um italiano o risotto, outro bem português, ervilhas com ovos.

Só comi cevadotto uma vez e à primeira garfada não consegui perceber que era cevada. Acho até que nunca tinha comido cevada. E só a conhecia, porque em casa dos meus avós era semeada para a alimentação dos animais. Ela serviu há muitos séculos atrás também para a alimentação dos humanos, mas caiu em desuso.

Os tempos mudaram e agora voltamos a comer cevada, e é bom.

Vi a Nigella fazer cevadotto com cogumelos e pensei, “isto vai ficar igual ao risotto”. Queria uma receita diferente. Lembrei-me então porque não com ovos. Assim nasceu esta receita que conjuga duas em uma, de que gosto muito: O risotto e as ervilhas com ovos.

Espero que gostem tanto quanto eu.

Cevadotto com Ervilhas e Ovos

250 gr de cevada

1/4 chávena de vinho branco

1 litro de caldo de galinha

sal q.b.

pimenta preta q.b.

1 c. de sopa de infusão de alhos em azeite, ou 1 dente de alho

½ chávena de queijo parmesão ralado

1 raminho de salsa fresca picada

1 chávena de ervilhas

4 ovos

1 fio de azeite

Vinagre, para escalfar os ovos

Preparação:

Num tacho, coloque a cebola e o alho picados e um fio de azeite, e deixe cozinhar até amolecer, e a cebola ficar translucida.

Adicione a cevada, mexa, junte o vinho branco e deixe o álcool evaporar.

Adicione o caldo de galinha todo de uma vez, tempere com sal e pimenta e deixe a cevada cozinhar lentamente, +/- 30 minutos.

Quando faltar 5 minutos junte as ervilhas, tape o tacho e deixe cozer até o líquido ser absorvido, mas não deixe ficar seco.

Entretanto escalfe os ovos, num tacho com água e um pouco de vinagre de vinho branco. Coloque os ovos quando a água estiver a ferver. Retire e reserve.

Retire do lume a cevada junte o queijo, envolva bem, rectifique temperos. Polvilhe com salsa fresca acabada de picar. Junte os ovos e sirva de imediato.

Bom Apetite.

 

Sopa de Lentilhas Encarnadas

Sopa de Lentilhas Encarnadas

Hummus de Favas

Hummus de Favas