Arroz de Moelas com Camarão

Arroz de Moelas com Camarão

Sabe o que é a memória gustativa? É tudo aquilo que nos traz boas lembranças através da comida. E a comida tem esse efeito em mim. Involuntariamente, um cheiro, um lugar, um ingrediente faz-me recordar, pessoas, lugares, sensações etc., etc.

Se quero recordar países por onde andei, faço uma baklava, um caril, uns couscous ou uma simples pizza. O arroz de bacalhau lembra-me o meu pai, era um dos pratos preferidos dele. O cheiro a café lembra-me a minha avó materna que tinha sempre uma cafeteira de café de “borra” pronta a ser utilizada. E hoje dei comigo a pensar nos almoços com a família e amigos que fazíamos, sempre aos sábados, regularmente num restaurante do bairro onde vivíamos. Era um restaurante de bairro onde as famílias se encontravam aos sábados para degustar o peixe que ali se fazia, muito fresco e bom. Também tinha outros pratos na carta e havia um que eu comia muitas vezes: Arroz de moelas com camarão. Parece à primeira vista uma conjugação não muito consensual, mas acreditem que aquele arroz era divinal.

Hoje lembrei-me e resolvi recria-lo, sem saber a receita. Acho que não ficou mau.

Espero que gostem

Arroz de Moelas com Camarão

Ingredientes:

500 gr de Moelas

150 ml de Cerveja

1 Cebola média

1 c. de sopa de infusão de alhos em azeite

1 folha de Louro

2 c. sopa polpa de tomate

Azeite q.b.

Sal q.b.

talos de salsa

1 tomate pelado picado

piripiri q.b.

pimenta q.b.

farinha q.b.

500 gr de camarões cozidos e descascados

2 chávenas de arroz evaporado ou carolino

2 chávenas de água quente

Preparação:

Lave e parta ao meio as moelas.

Tempere com sal, piripiri, pimenta e polvilhe com farinha.

Num tacho frite as moelas num fio de azeite, reserve.

Pique e refogue uma cebola, a infusão de alhos em azeite, os talos de salsa, o louro e o sal. Adicione a cerveja e deixe ferver. Adicione as moelas, a polpa de tomate e o tomate cortado, deixe cozinhar, em lume brando, durante 60 minutos . Se ficar sem molho, acrescente mais cerveja, ou um pouco de água. As moelas têm de ficar tenras e com molho.

Rectifique os temperos com sal, pimenta e piripiri.

Retire as moelas acrescente a água quente, deixe ferver e junte o arroz. Deixe cozer por 10 a 12 minutos, o arroz deverá ficar “malandrinho”. Adicione o camarão e as moelas, deixe levantar fervura. Rectifique temperos.

Sirva de imediato, salpicado com salsa picada.

Bom Apetite.

Nota: A quantidade de água para o arroz, deverá ser o dobro do arroz, numa receita normal. No entanto, nesta receita, as moelas deverão ter molho. Se não for o caso deverá acrescentar mais água para a cozedura do arroz, mas o ideal é a moelas terem molho suficiente para cozerem o arroz com as 2 chávenas de água.

Tarte de Ricotta e Amêndoa

Tarte de Ricotta e Amêndoa

Alheira no Forno com Grelos e Esmagada de batata

Alheira no Forno com Grelos e Esmagada de batata