Caldeirada

Caldeirada

Quem não gosta de uma boa caldeirada, comida na praia? “Cozinhado de peixe que por função se faz no mar em barcos” designação, Dicionário da língua Portuguesa.

A palavra vem do latim “caldaria”, e este prato tão Português é conhecido desde o século XVIII. Uma coisa já se sabe onde há pescadores há caldeiradas, pois esta era feita nos barcos com os peixes com menos valia comercial. Dos barcos passaram para as praias e não há restaurante junte a uma que não tenha a sua receita e muito tem a ver com o tipo de peixe que se pesca nela.

Daí haver vários tipos de caldeiradas, conforme os peixes pescados, mas todas têm o mesmo princípio, variedades de peixe, não estufado, mas sim cozido nos sucos do próprio peixe, e dos legumes que utilizamos. Nada mais simples.

A receita que vos trago hoje é a da minha mãe, que me ensinou, que uma boa caldeirada tem de ter: bom peixe, variedade, ter paciência de a fazer ás camadas, pois primeiro colocam-se os legumes que demoram mais a cozer, depois os outros e por fim o peixe, e também ele se coloca por ordem de cozedura.

Depois é deixar cozer e deliciarmo-nos com este prato tão Português.

 

Espero que gostem.

 

Caldeirada

Ingredientes, para 4 pessoas

 

1 kg de peixe variado e limpo: raia, lulas, safio, tamboril, cação e outros que gostar

3 tomates maduros

1 pimento encarnado

1 cebola grande

2 dentes de alhos

1 folha de louro

1 ramo de salsa

100 ml de azeite

½ chávena de vinho branco

3 batatas grandes

6 a 8 camarões

sal q.b.

pimenta q.b.

 

Preparação:

Num tacho coloque ás camadas, a cebola, as batatas, os pimentos, o tomate, e os alhos, tudo cortado ás rodelas. Por cima colocam-se os peixes cortados aos bocados, os mais duros em baixo os mais frágeis em cima. Depois coloque o louro, a salsa, regue com o azeite, com o vinho e tempere com sal e pimenta.

Tape o tacho e deixe a caldeirada cozer em lume brando.

Quando o peixe estiver quase pronto, coloque os camarões e deixe cozer.

Sirva quente, e se gostar com umas fatias de pão.

Bom Apetite.

 

 

 

 

 

 

Pudim de Chia com Amoras

Pudim de Chia com Amoras

Posset com Calda de Pêssegos

Posset com Calda de Pêssegos