Gomas
Hoje é dia de Todos os Santos, que em Portugal, quase que foi engolido pelo Halloween. Mas para percebermos o que festejamos neste dia, é preciso recuar ao tempo dos Celtas, que festejavam e pediam para que após o inverno as colheitas fossem boas e abundantes, celebrando também os seus mortos. Ritual pagão, deixado cá pela sua passagem e que mais tarde a igreja católica, no ano 835 D.C. o papa Gregório IV, escolheu o dia 1 de Novembro, para celebrar todos aqueles que morreram.
Mas neste dia há mais uma tradição e esta bem portuguesa. O pão por deus.
Foi a 1 de Novembro que Lisboa acordou em sobressalto com o celebre terramoto de 1755, e muitas pessoas morreram quando assistiam á missa de todos os santos. O pânico foi geral, muitos mortos, muitos desabrigados e havia muitas crianças a pedir pão. Dê-me pão por amor de deus, era o que era dito, para receberem comida, para eles, e para todos os outros que necessitavam.
Para agraciar esse gesto de bondade e solidariedade, para os que pediam para outros e os que davam ficou assinalado, não só como o dia de todos os santos, como o dia do pão por deus, onde as crianças com um saco, vão pedir o pão por deus.
Perdeu-se esta tradição em muitos pontos do país, tradição que comemora a entre ajuda e foi trocada pela tradição, mais comercial e carnavalesca, o Halloween.
São os tempos. E hoje deu-me para isto.
Para agraciar as vossas crianças, fiz uma gomas saudáveis.
Espero que gostem
Gomas
Ingredientes:
1 saqueta de gelatina de fruta com sabor a gosto
5 folhas de gelatina, ou 10 gr de gelatina em pó neutra
200 ml de água a ferver
Preparação:
Numa taça coloque as folhas em água fria e deixe hidratar.
Noutra taça coloque a gelatina com sabor e deite por cima a água a ferver. Mexa bem até dissolver.
Junte a gelatina hidratada e volte a mexer até dissolver bem.
Se usou gelatina em pó, junte agora e mexa até dissolver.
Coloque a gelatina, ou vaze o líquido para um tabuleiro pequeno.
Deixe solidificar.
Desenforme, ou corte a gelatina com formas de bolachas.
Bom Apetite.