Camarão com Queijo Feta no Forno

Camarão com Queijo Feta no Forno

Já todos sabem que gosto muito de queijo e temperar as minhas receitas com azeite também.

O azeite, com sua rica história e profunda ligação com diversas culturas. Não é apenas um ingrediente culinário, mas também uma parte fundamental da identidade cultural de muitas regiões principalmente na zona do Mediterrâneo. Desde os tempos antigos até os dias hoje, o azeite tem desempenhado um papel vital na alimentação, na economia e até mesmo na religião de várias civilizações.

As origens do azeite remontam a milhares de anos, com evidências do seu uso em civilizações antigas como os egípcios, gregos e romanos. Na verdade, os gregos consideravam o azeite tão valioso que o utilizavam não apenas na culinária, mas também em rituais religiosos.

Ora tendo cá em casa azeite de ótima qualidade, como o da Cooperativa Moura e Barrancos, não podia deixar de cozinhar com ele.

Entradas de que tanto gosto. Queijo feta, camarão e azeite! Há alguma coisa melhor?

 

 

Camarão com Queijo Feta no Forno

 

Ingredientes:

200g de camarão limpo e descascado

1 limão

2 a 3 filamentos de açafrão

1 dente de alho 1 c. de sopa de orégãos

Coentros ou salsa q.b.

½ chávena de azeite + 2 c. de sopa, usei da Cooperativa Moura e Barrancos

1 queijo feta

Sal q.b.

1 c. de chá de piripiri seco

Pão torrado

 

Preparação:

Descasque e pique o dente de alho. Coloque num almofariz as raspas do limão com o sal os orégãos e o alho picado. Amasse bem. Junte o açafrão, o piripiri e o azeite. Volte a amassar bem para formar uma pasta. Adicione o sumo do limão e os talos das ervas bem picados. Volte a amassar.

Limpe os camarões de cascas e tripas. Misture a pasta aos camarões e envolva bem. Deixe a descansar 15 minutos. Coloque o queijo no centro de uma assadeira e disponha os camarões à volta. Tempere o queijo com as duas colheres de sopa de  azeite e polvilhe com mais piripiri.

Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 30 minutos, até que os camarões fiquem rosados e assados. Retire do forno, salpique com as folhas dos coentros picados.

Sirva com pão torrado.

Bom Apetite.

Blondies ou Brownies de Laranja

Blondies ou Brownies de Laranja

Muffins de Pistácios

Muffins de Pistácios