Mini Tartes de Fruta Fresca
Gosto de fazer as minhas massas, tanto para tartes, quiches ou para outras receitas. Ficam melhores, sabemos que ingredientes utilizámos e ficam mais baratas. Mas hoje estava um bocadinho preguiçosa. E como diz a minha mãe, nem sempre, nem nunca. Por isso utilizei uma embalagem de massa folhada de compra, para as mini tartes de fruta.
A origem das tartes de fruta fresca não é muito clara. Não se sabe ao certo o local e a época da sua primeira utilização.
Provavelmente a primeira tarte de fruta, a ganhar notoriedade, foi a “tarte tatin”, apesar de a sua fruta ser cozinhada. Mas pensa-se que ao contrário desta que é francesa, as tartes de fruta fresca poderão ter origem na cozinha inglesa. Pois já no século XVI elas eram encontradas nos livros de culinária.
Hoje fazem-se muito, principalmente no verão, onde a variedade de fruta é maior. São simples de confecionar. Basta um simples creme de pasteleiro ou outro, massa e fruta.
Como estas com morangos e cerejas.
Espero que gostem.
Mini tartes de Fruta
Ingredientes:
500 ml de leite
6 gemas
40 gr de farinha
125 gr de açúcar
1 c. de chá de baunilha
1 pitada de sal
1 embalagem de massa folhada
Fruta a gosto para decorar
1 ovo, para pincelar
Preparação:
Comece por cortar a massa em círculos. Forre com eles, as formas redondas com fundo amovível. Preencha bem todos os espaços. Tape a massa com papel vegetal e por cima coloque o feijão ou as pedras de cozinha. Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 15 minutos.
Entretanto misture as gemas com o açúcar, bata bem, junte a farinha e depois o leite, a baunilha e o sal.
Leve ao lume para engrossar. Retire, tape com pelicula aderente e leve ao frio para arrefecer completamente.
Retire as tartes do fogão e deixe arrefecer.
Pincele o fundo e os lados da massa com um ovo previamente batido.
Encha as tartes com o creme. Decore com as frutas que escolheu.
Bom Apetite.