Tiropitas/Spanakopitas
Tiropita, pastel de origem grega feito com massa filo e recheio de queijo feta e ovos. Quem já visitou a Grécia, sabe que as vendem em vários formatos. Em tartes à fatia, em rolo ou charuto e individuais, no formato igual ás “chamuças”. Existe uma variante das tiropitas, feitas também com espinafres a que dão o nome de spanakopita.
A comida grega faz parte da dieta Mediterrânica, e usa ingredientes muito simples, mas têm receitas muito saborosas e saudáveis. Grécia, terra dos Deuses, que de certeza, foram cozinheiros na terra, pelas boas propostas que a cozinha grega nos oferece.
Hoje fiz as minhas tiropitas com espinafres. Individuais como gosto. Mais fáceis de levar para a praia, nas lancheiras, ou para um almoço volante.
Espero que gostem
Tiropitas / Spanakopitas de Queijo e Espinafres
Ingredientes, para 24 Unid.
200 gr de queijo feta
Uma mão cheia de espinafres
¼ chávena de nozes
Pimenta
3 ovos
Azeite q.b.
Manteiga q.b.
Pimenta q.b.
8 folhas de massa filo
Sementes a gosto, usei sésamo
Preparação:
Numa frigideira coloque os espinafres depois de lavados e secos, com um fio de azeite, tempere com pimenta e deixe murchar. Deixe arrefecer.
Bata os ovos com uma vara de arames. Esfarele o queijo, pique as nozes e os espinafres e junte tudo. Rectifique temperos com a pimenta, não deve precisar de sal, pois o queijo feta já é muito salgado.
Derreta a manteiga. Corte uma folha de massa filo em 6 do lado do comprimento. Se quiser as tiropitas maiores corte só em 4. Pincele com manteiga, duas tiras de cada vez. Coloque uma colher de chá do creme e comece a dobrar o canto para fazer um triângulo, continue a dobrar de um lado para outro, sempre em triângulo até chegar ao fim da tira. Pincele novamente com a manteiga derretida. Salpique com as sementes de sésamo.
Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 15 minutos.
Sirva morno.
Bom Apetite.
Dica: Pode sempre fazer mais e congelar, antes de ir ao forno.