Tiropitas/Spanakopitas

Tiropitas/Spanakopitas

Tiropita, pastel de origem grega feito com massa filo e recheio de queijo feta e ovos. Quem já visitou a Grécia, sabe que as vendem em vários formatos. Em tartes à fatia, em rolo ou charuto e individuais, no formato igual ás “chamuças”. Existe uma variante das tiropitas, feitas também com espinafres a que dão o nome de spanakopita.

A comida grega faz parte da dieta Mediterrânica, e usa ingredientes muito simples, mas têm receitas muito saborosas e saudáveis. Grécia, terra dos Deuses, que de certeza, foram cozinheiros na terra, pelas boas propostas que a cozinha grega nos oferece.

Hoje fiz as minhas tiropitas com espinafres. Individuais como gosto. Mais fáceis de levar para a praia, nas lancheiras, ou para um almoço volante.

Espero que gostem

Tiropitas / Spanakopitas de Queijo e Espinafres

Ingredientes, para 24 Unid.

200 gr de queijo feta

Uma mão cheia de espinafres

¼ chávena de nozes

Pimenta

3 ovos

Azeite q.b.

Manteiga q.b.

Pimenta q.b.

8 folhas de massa filo

Sementes a gosto, usei sésamo

Preparação:

Numa frigideira coloque os espinafres depois de lavados e secos, com um fio de azeite, tempere com pimenta e deixe murchar. Deixe arrefecer.

Bata os ovos com uma vara de arames. Esfarele o queijo, pique as nozes e os espinafres e junte tudo. Rectifique temperos com a pimenta, não deve precisar de sal, pois o queijo feta já é muito salgado.

Derreta a manteiga. Corte uma folha de massa filo em 6 do lado do comprimento. Se quiser as tiropitas maiores corte só em 4. Pincele com manteiga, duas tiras de cada vez.  Coloque uma colher de chá do creme e comece a dobrar o canto para fazer um triângulo, continue a dobrar de um lado para outro, sempre em triângulo até chegar ao fim da tira. Pincele novamente com a manteiga derretida. Salpique com as sementes de sésamo.

Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 15 minutos.

Sirva morno.

Bom Apetite.

Dica: Pode sempre fazer mais e congelar, antes de ir ao forno.

 

 

Remoulade de Raíz de Aipo e Maçã

Remoulade de Raíz de Aipo e Maçã

Pesto de Rúcula e Amendoim

Pesto de Rúcula e Amendoim