Sopa de Couve-Flor
Hoje é o Dia Mundial das Sopas. Para mim, elas são indispensáveis: refrescantes no verão, quentes e reconfortantes no inverno. Cá em casa, nunca faltam.
As sopas estão, provavelmente, entre as receitas mais antigas da humanidade. Quando o homem descobriu o fogo, bastava colocar água, algumas ervas e ingredientes disponíveis para obter um caldo quente e revigorante. Com o tempo, as sopas, foram-se tornando mais nutritivas, mais elaboradas e cheias de sabor.
Hoje, decidi preparar uma sopa de couve-flor, dando um toque especial à receita. Em vez de cozinhar simplesmente os ingredientes, assei primeiro todos os legumes. Este método realça os sabores, trazendo uma profundidade e doçura natural ao prato. Depois de assados, foram batidos com um caldo aromático até atingirem uma textura cremosa e aveludada.
Sopas não são apenas alimentos, são memórias, aconchego e tradição servidos numa tigela. E, num dia como hoje, nada melhor do que celebrar este prato tão versátil e essencial na nossa alimentação.
Espero que gostem.
Sopa de Couve-flor
Ingredientes:
1 couve-flor
Sal q.b.
Pimenta q.b.
2 dentes de alhos
1 cebola grande
1 litro de caldo de legumes ou de galinha
Azeite q.b.
1 c. de sobremesa de mostarda Dijon
½ limão
Tomilho para decorar
Preparação:
Descasque a cebola, coloque-a numa folha de alumínio com os dentes de alhos com a pele. Tempere com azeite, sal e pimenta. Feche o papel e ponha-o num tabuleiro. Lave a couve-flor corte-a em fatias e junte-a ao tabuleiro. Tempere com sal, pimenta e azeite, mexa bem. Leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 30 minutos.
Aqueça o caldo, deixe-o ferver. Junte a couve-flor, a cebola e os dentes de alho sem pele. Deixe ferver durante 5 minutos.
Coloque tudo num liquidificador, com a mostarda e o sumo do limão. Bata bem até ter um creme bem homogéneo. Retifique temperos.
Sirva quente, decorado com folhinhas de tomilho.
Bom Apetite.