Barco de Queijo Feta com Salmão Fumado
A palavra entrada do francês “entrée” é há muito conhecida. “As entradas á mesa” são datadas desde o século XVI e consistiam em alimentos que se consideravam só para entradas. As salsichas, frutas cruas, empadas, etc.
Depois esta denominação foi perdendo a sua essência e as entradas, passaram a ser o primeiro prato, e não interessava o que se punha lá dentro.
E assim viveram as entradas até ao século XIX. As regras mudaram e os vários pratos eram colocados nas mesas e servidos indiscriminadamente.
Só depois da primeira guerra mundial, a palavra volta ao seu original e aparece como o primeiro prato, antes do prato de peixe, carne e sobremesa.
Hoje também vos trago uma entrada de feta e salmão.
Espero que gostem.
Barco de Queijo Feta e Salmão fumado
Ingredientes:
½ embalagem de queijo feta
6 fatias de salmão fumado
gotas de limão
pimenta q.b.
1 c. de sopa de alcaparras
1 ovo
1 embalagem de massa folhada, redonda
palitos
Preparação:
Abra a massa e pincele-a com ovo ligeiramente batido. De um dos lados enrole a massa até ¾ do meio e faça mesmo do outro lado. Junte as pontas dos dois lados da massa e prenda com um palito. Vai ficar com um buraco no meio e a sua massa fica com o formato de um barco.
Preencha esse meio da massa com fatias do queijo, em cima coloque as fatias do salmão. Tempere com umas gotas de limão, pimenta e coloque as alcaparras em cima.
Volte a pincelar a massa com o ovo.
Leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 20 a 25 minutos, até a massa estar cozida e bem dourada.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, corte em fatias e sirva morna.
Bom apetite.