Arroz Frito com Ovos (Nasi Goreng)
Estamos em tempo de férias e as refeições familiares pedem-se simples, descomplicadas, mas sempre saborosas. É nesta altura do ano que procuramos pratos leves, que não nos prendam demasiado tempo na cozinha, mas que ainda assim nos encham de prazer à mesa. Em férias gosto de refeições ligeiras, com ingredientes acessíveis e preparações rápidas, mas que tenham cor, textura e sabor, porque mesmo nas coisas mais simples podemos encontrar algo especial. Também é nesta altura que me sabe bem experimentar novos sabores, descobrir combinações diferentes e viajar com o paladar, já que temos mais tempo e disponibilidade para isso.
O nasi goreng é uma dessas receitas que combina tudo o que procuro numa refeição de verão: é simples, rápida e incrivelmente versátil. Na sua origem, o nasi goreng é um prato tradicional da Indonésia, mas é fácil encontrar variações semelhantes um pouco por todo o Oriente, desde a Malásia até à Tailândia e à China. Cada país com o seu toque especial. No fundo, trata-se de uma receita de aproveitamento, feita com arroz já cozido, que ganha nova vida na frigideira com especiarias, ovos e o que mais quisermos juntar.
A minha versão é bem simples, só com ovos, perfeita para dias mais preguiçosos e para quem procura uma opção vegetariana. No entanto, pode muito bem enriquecer-se com frango grelhado, camarão salteado ou até tofu para os que preferem manter a refeição vegetariana com um toque de proteína. O importante é respeitar a base aromática e deixar-se levar pelos aromas e sabores.
Eu e o arroz Oriente trazemos-lhe assim um pouco do Oriente à sua mesa, com um arroz Thai Jasmin bem perfumado que se presta lindamente a esta receita. Com esta proposta colorida, cheia de sabor e muito fácil de preparar, desejo-lhe umas boas férias, se for o caso, e muitas refeições felizes, partilhadas com quem mais gosta.
Espero que gostem.
Nasi Goreng – Arroz Frito com Ovos
Ingredientes:
Para a pasta de especiarias:
2 dentes de alho descascados
1 pitada de noz-moscada
¼ colher de chá de pimenta
½ colher de chá de curcuma em pó
25 g de amendoim sem sal
1 colher de chá de sal
1 malagueta
1 a 2 colheres de sopa de óleo de sésamo (ou mais, se necessário)
Para o refogado:
2 colheres de sopa de óleo de sésamo ou óleo de amendoim
Um pouco mais de óleo para fritar os ovos
275 g de arroz, usei Thai Jasmin, cozido (de preferência do dia anterior e já frio)
3 ovos + 3 para estrelar
1 cebola branca
Para a guarnição:
½ pepino, descascado e cortado em rodelas
1 colher de sopa de coentros frescos picados grosseiramente
50 g de amendoim
Cebolinho fresco picado
100 ml de molho de soja
30 g de açúcar mascavado
Preparação:
Preparar a pasta de especiarias:
Num processador de alimentos, triture todos os ingredientes da pasta até obter uma mistura homogénea. Adicione óleo de sésamo suficiente para ajudar a formar a pasta. Reserve.Preparar o molho doce (Kecap Manis):
Coloque os 100 ml de molho de soja e os 30 g de açúcar mascavado numa frigideira pequena. Leve ao lume e deixe ferver durante cerca de 3 minutos, até engrossar ligeiramente e o açúcar ter dissolvido. Retire do lume, coloque numa taça e deixa arrefecer.Fazer o refogado:
Aqueça 2 colheres de sopa de óleo num wok ou frigideira larga, em lume alto. Quando estiver bem quente, adicione a pasta de especiarias e cozinhe durante 4 a 5 minutos, mexendo frequentemente para não queimar.Adicionar mais cebola:
Adicione a cebola picada à mistura e frite por mais 1 minuto, mexendo sempre.Juntar o arroz:
Adicione o arroz frio ao wok e envolve bem com a pasta de especiarias. Cozinhe até o arroz estar bem quente e os sabores incorporados. Tempere com uma parte do molho de soja a gosto.Preparar os ovos:
Numa frigideira à parte, aqueça um pouco de óleo em lume médio. Mexa os ovos até ficarem bem cozinhados e com textura ligeiramente crocante. Junte os ovos ao arroz frito e envolva. Estrele os ovos num pouco de óleo.Servir:
Coloque o arroz num prato. Decore com rodelas de pepino, amendoins picados e cebolinho. Sirva o molho doce de soja (Kecap Manis) à parte, para regar no prato, se desejar e junte os ovos estrelados.
Bom Apetite.