Torta de Courgette Recheada com Atum

Torta de Courgette Recheada com Atum

O celebre provérbio “os olhos também comem” não podia estar mais em sintonia com esta torta que vos trago hoje.

A nossa primeira impressão dos alimentos é-nos dada pela visão, depois pelo olfacto e só depois pelo sabor. E eu gosto primeiro, de comer com os olhos.

Vi em vídeo esta receita da fattoincasadabenedetta, e deu-me logo vontade de a fazer. Não pela receita em si, pois o recheio era só de ricotta, mas pela criatividade e da apresentação da torta no final. O que se põe na mesa deve ser saboroso e bonito também.

Resolvi fazê-la hoje com um recheio mais ao gosto cá de casa, atum.

 

Torta de Courgette Recheada com Atum_B 2.jpg

Espero que gostem.

 

Torta de Courgette Recheada com Atum

 

Ingredientes:

 

Para a Torta:

2 courgettes

4 ovos L

60 gr de queijo emmental ou parmesão

sal q.b.

pimenta q.b.

noz moscada q.b.

 

Para o Recheio:

3 latas de atum

6 a 8 tomates cherry

2 c. de sopa de mostarda com sementes

1 cebola picada

2 c. de sopa de azeite

1 alho picado

salsa

 

Preparação:

 

Comece por ralar uma courgette. Numa taça coloque os ovos e bata, adicione a courgette, o sal, a pimenta, o queijo ralado e a noz moscada. Envolva bem.

Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte-o dos dois lados. Vaze o preparado da courgette. De seguida lamine ás rodelas a outra courgette e disponha-a em cima dos ovos até os ter completamente tapados.

Salpique a courgette com sal e pimenta e leve ao forno pré aquecido a 180º durante 20 minutos ou até os ovos estarem cozidos e a courgette douradinha.

Entretanto faça o recheio. Num tacho coloque a cebola e o dente de alho picados, com o azeite e deixe fritar, junte os tomates partidos ao meio. Deixe cozinhar, junte a salsa, o atum escorrido e desfiado. Retire do lume, deixe arrefecer, depois adicione a mostarda e envolva.

Retire a torta do forno deixe descansar um pouco, mais ou menos cinco minutos. Vire a torta sobre um papel vegetal, e deixe arrefecer mais um pouco para rechear.

Recheie a torta, alise com uma espátula e depois comece a enrolá-la, com a ajuda do papel vegetal. Enrole delicadamente.

Sirva morna ou fria com uma salada a gosto.

 

Bom apetite.

 

 

Salada de Massa Orzo, ou Bago com Camarão e Frutos Secos

Salada de Massa Orzo, ou Bago com Camarão e Frutos Secos

Abacate Recheado com Atum e Aipo

Abacate Recheado com Atum e Aipo