Arroz Basmati com Especiarias e Cogumelos
Gosto de arroz, daquele soltinho onde podemos separar bago a bago. Para que isso aconteça a melhor forma é fritá-lo primeiro antes de começar a sua cozedura.
Há arrozes mais vocacionados para este tipo de pratos do que outros. O arroz Basmati é um deles. Chamam-lhe o príncipe dos arrozes. Talvez por ser aromático e ter um baixo índice glicémico.
Ele nasce nos vales dos Himalaias, entre a Índia e o Paquistão, tem um bago longo ligeiramente adocicado e contêm muito menos amido do que os outros tipos de arroz.
Na Índia tradicionalmente é cozinhado com leite de coco, e este arroz com água ou com leite coze em dez minutos. Temos várias marcas de arroz basmati, uma delas é o arroz Oriente de óptima qualidade.
Se ele vem das índias, nada melhor do que lhe acrescentar especiarias, também elas oriundas na sua maioria do Oriente. Agora junte-lhe uns cogumelos e tem uma refeição de deuses.
Espero que goste.
Arroz Basmati com Especiarias e Cogumelos
Ingredientes:
1 chávena de arroz Basmati, usei arroz Oriente
2 chávenas de água
1 cebola
2 dentes de alho
½ c. de chá de flocos de malagueta
1 c. de chá de grão de pimenta preta
1 c. de chá de sementes de coentros
6 vagens de cardamomo
2 cravos de cabecinha
200g de cogumelos, a gosto
5 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de manteiga
Sal q.b.
1 limão
hortelã q.b.
Preparação:
Frite a cebola picada com três colheres de azeite. Depois de estar murcha junte os alhos picados. Junte todas as especiarias previamente esmagadas num pilão.
Deixe fritar em lume brando. Adicione o arroz e o sal, deixe fritar. Vá mexendo. Acrescente a água a ferver. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 10 minutos.
Frite os cogumelos fatiados com as restantes colheres de azeite e com a manteiga. Tempere com sal, pimenta. Quando estiverem cozinhados e já sem líquido, junte as raspas e o sumo do limão.
Destape o tacho, mexa com um garfo, vaze para uma tigela, junte os cogumelos e mexa sempre com um garfo.
Sirva de imediato com folhas de hortelã.
Bom apetite.