Arroz Basmati com Especiarias e Cogumelos

Arroz Basmati com Especiarias e Cogumelos

Gosto de arroz, daquele soltinho onde podemos separar bago a bago. Para que isso aconteça a melhor forma é fritá-lo primeiro antes de começar a sua cozedura.

Há arrozes mais vocacionados para este tipo de pratos do que outros. O arroz Basmati é um deles. Chamam-lhe o príncipe dos arrozes. Talvez por ser aromático e ter um baixo índice glicémico.

Ele nasce nos vales dos Himalaias, entre a Índia e o Paquistão, tem um bago longo ligeiramente adocicado e contêm muito menos amido do que os outros tipos de arroz.

Na Índia tradicionalmente é cozinhado com leite de coco, e este arroz com água ou com leite coze em dez minutos. Temos várias marcas de arroz basmati, uma delas é o arroz Oriente de óptima qualidade.

Se ele vem das índias, nada melhor do que lhe acrescentar especiarias, também elas oriundas na sua maioria do Oriente. Agora junte-lhe uns cogumelos e tem uma refeição de deuses.

Espero que goste.

 

Arroz Basmati com Especiarias e Cogumelos

 

Ingredientes:

1 chávena de arroz Basmati, usei arroz Oriente

2 chávenas de água

1 cebola

2 dentes de alho

½ c. de chá de flocos de malagueta

1 c. de chá de grão de pimenta preta

1 c. de chá de sementes de coentros

6 vagens de cardamomo

2 cravos de cabecinha

200g de cogumelos, a gosto

5 c. de sopa de azeite

1 c. de sopa de manteiga

Sal q.b.

1 limão

hortelã q.b.

 

Preparação:

Frite a cebola picada com três colheres de azeite. Depois de estar murcha junte os alhos picados. Junte todas as especiarias previamente esmagadas num pilão.

Deixe fritar em lume brando. Adicione o arroz e o sal, deixe fritar. Vá mexendo. Acrescente a água a ferver. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 10 minutos.

Frite os cogumelos fatiados com as restantes colheres de azeite e com a manteiga. Tempere com sal, pimenta. Quando estiverem cozinhados e já sem líquido, junte as raspas e o sumo do limão.

Destape o tacho, mexa com um garfo, vaze para uma tigela, junte os cogumelos e mexa sempre com um garfo.

Sirva de imediato com folhas de hortelã.

Bom apetite.

 

Lumaconi (Caracóis) Recheados

Lumaconi (Caracóis) Recheados

Tarte Tatin de Cebola Roxa

Tarte Tatin de Cebola Roxa