Tarte de Pera e Castanhas

Tarte de Pera e Castanhas

Hoje a sobremesa tem castanhas. Fruto não muito apreciado pelo marido, mas que eu adoro. Posso comer castanhas com tudo.

A árvore da castanha é nativa da região da Anatólia, que agora faz parte da Turquia.

As castanhas chegaram a Portugal, pelas mãos dos Romanos. Adaptaram-se bem ás zonas mais montanhosas e ao clima. E ao longo dos séculos passaram a fazer parte da nossa alimentação, especialmente durante o outono e inverno.

As castanhas são frequentemente associadas a festividades e eventos sazonais, como o Magusto, uma festa tradicional celebrada em novembro, onde as pessoas se reúnem para assar e consumir castanhas.

Mas não preciso de festividades para as confeccionar. Hoje foi dia de fazer uma tarte com elas e com outro fruto da época, a pera rocha.

 

Espero que gostem.

 

Tarte de Pera e Castanhas

 

Ingredientes:

1 embalagem de massa filo

150g de puré de castanha + 15 castanhas inteiras (+/- 500g)

1 c. de chá de erva doce

3 peras

2 ovos

200ml de natas

2 c. de sopa de açúcar mascavado

1 pau de canela

1 c. de chá de canela em pó

4 vagens de cardamomo

Sal q.b.

1 raspa de limão

Açúcar em pó

Manteiga q.b.

 

Preparação:

Corte as peras ao meio, retire-lhes as sementes e coza-as com uma pitada de sal, o pau de canela, a casca do limão e as vagens do cardamomo. Não as deixe cozer muito. Retire do lume, escorra e deixe-as arrefecer.

Coza as castanhas com sal e a erva doce. Também não deixe cozer muito as castanhas. Escorra e reserve.

Coloque parte das castanhas num processador, com os ovos, o açúcar, as natas e a canela em pó, bata bem até ter um creme.

Corte as peras em gomos finos. Desenrole a massa filo, pincele cada folha com manteiga derretida. Forre o fundo de uma tarteira, com uma folha de papel vegetal, depois forre a tarteira com as 8 folhas de filo desencontradas.

Disponha as peras no fundo, vaze o creme por cima e depois disponha as castanhas inteiras que guardou. Dobre a massa que ficou em excesso. Pincele-a com manteiga derretida.

Leve ao forno durante 30 minutos, até a tarte ficar “firme” e a massa dourar.

Retire a tarte do forno. Deixe arrefecer e desenforme.

Disponha 3 folhas de filo em formato de leque na forma utilizada para a tarte, pincele com manteiga e leve ao forno por 3 a 4 minutos para dourar.

Retire com cuidado as folhas de filo parta-as grosseiramente e coloque-as sobre a tarte. Polvilhe com açúcar em pó. Sirva em temperatura ambiente.

Bom Apetite.

 

 

húmus de Abóbora com Pêra

húmus de Abóbora com Pêra

Brownie na Caneca com Quark de Caramelo

Brownie na Caneca com Quark de Caramelo