Caracóis Salgados com Recheio de Cogumelos e Queijo

Caracóis Salgados com Recheio de Cogumelos e Queijo

Esta receita é um sucesso nos almoços e jantares cá de casa. Uma entrada boa é sempre meio caminho andado para uma refeição perfeita. Como sabem adoro entradas, e quando a família gosta do que faço ainda melhor.

Hoje são uns caracóis de massa folhada recheados com um recheio de cogumelos e queijo.

Como diz a minha filha, tudo o que tem massa folhada é bom, e eu acrescento, e com cogumelos também.

Os cogumelos não passam de fungos, que se desenvolvem nas matas e aparecem quase em todo o mundo.

Antigamente achava-se que eram uma planta, mas os cogumelos, são tão particulares, que mais tarde ganharam o seu próprio status, são um fungo.

O uso de cogumelos vem da pré-história e a sua má fama também. Uns são bons para a nossa alimentação, outros nem tanto. Muito ligados a mortes e assassinatos desde a Grécia antiga. Muitas pessoas importantes ao longo dos tempos foram mortas com o veneno de alguns cogumelos, como o Papa Clemente VII e até Buda.

Hoje não precisamos de saber se são venenosos nem de os apanhar, pois há grandes culturas de cogumelos bons. Embora eu goste muito dos selvagens.

Espero que gostem.

 

Caracóis Salgados com Recheio de Cogumelos e Queijo

 

Ingredientes:

6 cogumelos marron

1 placa de massa folhada rectangular

1 cebola

tomilho

1 limão

sal q.b.

pimenta q.b.

1 dente de alho, ou 1 c. de sobremesa de infusão de alhos em azeite

2 c. de sopa de azeite

½ chávena de queijo parmesão ralado

1 ovo para pincelar

 

Preparação:

Numa frigideira coloque a cebola picada, os alhos e deixe refogar num pouco de azeite. Junte os cogumelos também picados, o tomilho e deixe-os murchar e perderem a água. Tempere com sal e pimenta e junte o sumo do limão, e o queijo. Envolva. Reserve e deixe arrefecer completamente. Num processador bata tudo para ficar com uma pasta mais homogénea.

Abra a placa da massa com a ajuda de uma espátula, espalhe o creme sobra a massa. Não preencha as bordas. Comece a enrolar o lado esquerdo, depois o lado direito até se encontrarem ao meio. Leve ao frigorifico, durante 10 minutos, só para enrijar um pouco a massa, para ser mais fácil cortá-la.

Sobreponha um rolo por cima do outro e corte o rolo em fatias. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele as fatias com o ovo previamente batido. Leve ao forno a 200º durante 25 a 30 minutos. Veja quando estiverem bem douradinhas e estaladiças.

Sirva morno.

 

Bom apetite.

 

 

Pimentos Padrón Recheados com Queijo Feta

Pimentos Padrón Recheados com Queijo Feta

Geleia de Malaguetas Encarnadas

Geleia de Malaguetas Encarnadas