Caril (Masala) de Pescada

Caril (Masala) de Pescada

Para vos mostrar mais uma vez a minha Cocotte da Staub, resolvi fazer um “caril”. Não um caril, mas sim uma Masala. Já todos sabem que o caril é uma mistura de especiarias criada pelos Britânicos, para recriarem os sabores Indianos que tinham deixado aquando da sua saída da Índia.

Já as Masalas são misturas de especiarias Indianas, secas ou húmidas, feitas na altura de cozinhar. Na Índia as Masalas são usadas para dar sabor em imensos pratos, de carne, de peixe, de arroz, em pão, e claro em pratos de legumes.

Cada família tem a sua receita e em alguns casos até entram no dote das noivas.

O caril em pó tem um sabor mais padronizado e permite que se cozinhe mais rapidamente. E não tem mal nenhum, numa refeição sem muito tempo, todos nós nos socorremos dele. Mas acreditem que por mais um bocadinho de tempo a diferença de sabor e até de textura é bem diferente e para melhor, claro.

Quase sempre faço o “caril” de raíz, habituei-me e aprecio-o mais feito com tempo e se esse “caril” for feito em tacho de ferro, como esta cocotte o resultado final é surpreendente, pois em muitos casos finalizo-o no forno.

Espero que gostem desta minha proposta de Masala de pescada.

 

Caril (Masala) de Pescada

Ingredientes:

3 postas de pescada

1 c. de chá de paprika

1 c. de chá de curcuma em pó

1 c. de chá de sementes de coentros

1 c. de chá de sementes de cominhos

1 c. de chá de caril em pó

4 vagens de cardamomo

1 c. de sopa de gengibre fresco

1 malagueta

200ml de caldo de legumes, ou água

3 c. de sopa de azeite

3 dentes de alhos

1 cebola grande

½ pimento encarnado

1 c. de sopa de pasta de tomate

Coentros

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Arroz para acompanhar

1 lima

 

Preparação:

Tempere as postas de pescada com sal e pimenta, uma hora antes.

Coloque o azeite num tacho, adicione as especiarias de sementes: os cominhos, o cardamomo, as sementes de coentros, deixe-as estalar.

Depois junte o gengibre e os alhos laminados, e a malagueta, deixe fritar um pouco. Junte a cebola picada e deixe-a amolecer. Acrescente o pimento cortado em cubos pequenos e deixe amaciar.

Adicione a pasta de tomate e depois as especiarias em pó, a paprika, a curcuma e o caril. Junte o caldo e deixe cozinhar em lume brando. Depois adicione as postas de pescada e o leite de coco. Tempere com sal, tape o tacho e deixe cozinhar mais ou menos 10 minutos.

Emprate a gosto, sirva com arroz Basmati e salpique com coentros picados e umas gotas e uns gomos de lima.

Bom apetite.

 

 

Tarte de Ameixas e  Amêndoas

Tarte de Ameixas e Amêndoas

Pannacotta Salgada com Tomate Cherry

Pannacotta Salgada com Tomate Cherry