Bolo do Caco

Bolo do Caco

Bolo do caco, dizem que a sua origem é Árabe, e faz sentido. O seu formato é semelhante, ao pão Árabe. E teria a ver com a incorporação da cultura Magrebina, pois muitos árabes foram a partir do século XV para a Madeira, como escravos, para a implantação das culturas da cana do açúcar e da vinha. Mas ao contrário do pão árabe, este é levedado e dizem os entendidos, que ele deve ser levedado três vezes.

Há uma certa rivalidade entre a Madeira e Porto Santo, as duas ilhas, reivindicam a sua origem para si. O bolo do caco é um pão feito á base de trigo e batata doce, que era assado numa pedra de basalto, chamada caco, e que deu o nome ao pão.

A adição de batata doce á massa, deve-se ao facto de haver muita escassez de cereais na ilha e assim juntava-se a batata doce que havia em grande quantidade.

Hoje na sua maioria já não é assado na pedra de basalto, mas sim em chapa quente. Na minha cozinha é feito numa frigideira.

Mas sabe porque se chama bolo a um pão? Naquela época quinhentista, era impossível um pobre ter um forno em casa para cozer o seu pão. Havia fornos pertencentes ao reino e era lá que se fazia o pão comunitário, tendo naturalmente, que pagar para o assar. Ao chamarem bolo e ao assá-lo em chapas quentes esse pagamento não se fazia.

Este pão serve-se normalmente quente, com manteiga ou com alho e azeite, ou para um jantar daqueles preguiçosos em que as sandes e o petisco são os protagonistas. Eu gosto dele de qualquer forma, mas morno é melhor. Já agora outra dica, nunca corte um bolo do caco com uma faca, ele é sempre cortado com as mãos. Dizem que o uso de uma faca altera a sua textura.

 

Espero que gostem.

 

Bolo do caco

Ingredientes:

500 gr de farinha de trigo

350 gr de batata doce assada, mais ou menos 2 batatas

10 gr de sal

240 ml de água morna

1 c. de chá de açúcar

10 gr de fermento de  padeiro fresco

 

Preparação

Embrulhe as batatas em papel de alumínio e leve-as a assar no forno a 200º, durante 1 hora.

Deixe esfriar, retire o papel e a pele, pese, deixe arrefecer completamente.

Numa taça coloque a água tépida, o fermento e o açúcar, mexa para dissolver.

Junte a batata previamente esmigalhada ao fermento, bata bem até ficar tudo em puré. Numa batedeira com remo, junte a farinha, o sal e a batata doce e bata durante 8 minutos. Retire a massa, coloque-a numa taça, tape-a com pelicula aderente e deixe-a descansar três horas.

Corte em pedaços com o mesmo peso, faça bolas com a ajuda de farinha. Deixe descansar mais 30 minutos.

Enfarinhe as bolas e coloque-as numa frigideira quente, mas não muito quente, senão queima demasiado o fundo do pão e não o coze.

Vire o pão até cozer.

 

Bom apetite.

 

 

Crinkles de Amêndoa

Crinkles de Amêndoa

ShortBread

ShortBread