Compota de Kumquat

Compota de Kumquat

Kumquat, conhecido por “laranjas de ouro”. Originários do Japão contrariamente ao que se possa pensar não são da família dos citrinos, mas sim das fortunellas. A sua principal característica é que se come inteiro e com a casca, esta doce, diferente da dos citrinos. Enquanto que a sua polpa é muito mais ácida do que qualquer laranja. Daí ser muito mais harmonioso o ser comido por inteiro. Fica na boca um agradável travo acre e doce, diferente do habitual, mas bom.
Diz a lenda que esta fruta nos traz a felicidade. Isso não sei, mas que nos traz muitas vitaminas, cálcio, potássio entre outros e é lindo à vista e no prato.
A árvore é anã, por isso pode tê-la no seu jardim ou até em vaso na sua varanda. Tem assim uma fonte de vitamina C à porta.
Cada vez mais é conhecida na Europa e já é muito utilizada pelos chefes em geleias, doces e salgados.
Estas são do meu pomar, pois assim que iniciei a plantação das árvores, esta foi das primeiras a ser escolhida, porque tinha muita curiosidade neste fruto que ainda é difícil de a encontrar à venda.Mas já encontra, por isso atreva-se a experimentar.

cunquate.jpg





Cresci a ver a minha avó e mãe a fazerem geleias e compotas. Em casa havia sempre doce de tomate, de uva e de marmelo. Lembro-me bem de no verão as compotas serem feitas e depois eram postas ao sol para secarem.

Talvez por isso, eu goste tanto de as fazer e de as ter em casa. É no inverno que há as frutas de que mais gosto para fazer compotas: as laranjas, limões, tangerinas, e agora os kumquats.

Assim que os meus primeiros kumquats amadureceram, não resisti e fiz a minha primeira compota deste fruto, inspirada numa receita do Manuel Luís Goucha.

Espero que gostem.

Kumquat 1.jpg

Compota de Kumquat

Ingredientes:

500 gr de kumquats

500 gr de açúcar amarelo

1 pau de canela

1 cálice de licor de laranja, opcional

Preparação:

Lave os kumquats e corte-os ao meio. Retire as sementes. Coloque-os numa caçarola. Junte igual peso de açúcar, o pau de canela, cubra com água. Leve a lume brando e deixe ferver, suavemente, até que o molho espesse. Perfume a sua compota com um licor de laranja

Encha os frascos previamente esterilizados, vire-os de cabeça para baixo até arrefecerem.

Bom Apetite.

Kumquat.jpg

 

 

Cestinhos de Presunto e Ovo de Codorniz

Cestinhos de Presunto e Ovo de Codorniz

Nabo Estufado

Nabo Estufado