Bolo de Maçã com Topping de Coco

Bolo de Maçã com Topping de Coco

Este é o bolo, para apreciadores de bolos de maçã. Fofo, cremoso, com muita maçã e um topping que lhe confere um sabor a sobremesa e não a bolo.

Gosto de bolos húmidos, a derreterem-se na boca, daqueles que tanto os podemos comer com um garfo ou com uma colher. Este é um deles. Não fica um bolo grande, mas pode duplicar a receita.

Espero que gostem.

Bolo de Maçã com Topping de Coco

Ingredientes:

100 gr de farinha

25 gr de coco ralado

60 gr de açúcar amarelo

3 c. de sopa de leite

25 gr de manteiga derretida

1 ovo

1 c. de chá de fermento

1 pitada de sal

1 c. de chá de canela

1 c. de chá extracto de baunilha

4 maçãs reinetas

Para o topping:

50 gr de manteiga

45 gr de açúcar

55 gr de coco ralado

1 ovo

Preparação:

Retire o caroço ás maçãs, descasque-as e lamine-as, bem finas. Numa tigela junte os ingredientes sólidos excepto a canela, e envolva com uma colher, depois junte os ingredientes líquidos e bata bem.

Coloque a massa numa forma previamente untada e enfarinhada. Disponha as fatias das maçãs que devem ficar sobrepostas umas em cima das outras, para criarem uma barreira entre a massa e depois o topping.  Polvilhe com a canela. Leve ao forno a 175º durante 20 minutos.

Entretanto faça o topping: Junte o açúcar com a manteiga amolecida e bata bem até obter um creme. Junte o ovo levemente batido e incorpore bem. Adicione o coco e envolva.

Retire a forma do forno, vaze o creme em cima do bolo, alise com uma espátula e leve novamente ao forno até o bolo estar bem cozido, +/- 15 minutos. Confira com o palito, mas este bolo não pode ficar muito cozido.

Deixe arrefecer antes de desenformar.

Bom Apetite.

Granola com Chocolate e Xarope de Ácer

Granola com Chocolate e Xarope de Ácer

Puré de Favas com Bacon

Puré de Favas com Bacon