Arroz de Safio
Se há prato que nos define como um país à beira mar, sãos os arrozes de peixe e marisco. Com o nosso arroz carolino, bem caldoso.
Normalmente fazemos o arroz com garoupa, corvina, etc., e vejo pouco fazê-lo com safio. Gosto deste peixe talvez porque em casa dos meus pais, se comia de caldeirada, com arroz ou massa e até na cataplana.
Não é um peixe tão caro como outros, é saboroso, com uma carne branca. Tem um truque para o comprar. Compre idealmente as postas abertas, ao contrário de outros peixes estas não têm tantas espinhas, como as postas fechadas.
É um peixe com um alto teor em vitamina D, A e B, de fácil digestão e contém uma gordura moderada.
Se não tem o hábito de comer este peixe sem escamas, está na altura de o experimentar.
Espero que gostem deste meu arroz.
Arroz de Safio
Ingredientes:
4 postas de safio
1 + ½ chávena de arroz carolino
Azeite q.b.
1 dente de alhos
2 cebolas
1 cenoura
1 folha de louro
2 tomates maduros
1 chávena de vinho branco
1 malagueta
Sal q.b.
Salsa
10 camarões
Preparação:
Descasque os camarões e retire-lhes a tripa.
Coza o safio com água, sal, grãos de pimenta, a cebola cortada ao meio, a cenoura cortada ás rodelas, as cascas dos camarões e uma folha de louro. Deixe arrefecer o safio e descarte as peles e as espinhas. Reserve a água.
Pique a outra cebola, lamine o alho e num tacho junte com um generoso fio de azeite. Deixe fritar sem queimar, e deixe alourar. Junte a folha de louro, a malagueta cortada ao meio, os tomates sem pele. Deixe cozinhar bem o tomate, se necessário junte um pouco de caldo.
Quando o tomate estiver cozido junte o vinho e deixe-o evaporar.
Acrescente 3 chávenas de caldo de cozer o safio e deixe cozinhar 10 minutos. Mexa com um garfo, junte o safio e os camarões. Se necessário junte mais caldo. Retifique temperos.
Sirva de imediato com salsa picada.
Bom Apetite.