Arroz com Aletria
Aletria com arroz?!? Não torça já o nariz. Parece improvável, mas se gostarmos de experimentar aquilo que outros povos comem, normalmente ficamos admirados e rendidos.
Comi este prato há muitos anos em Marrocos, não tinha amendoins, mas sim pinhões. Todo o Oriente Médio e o Mediterrâneo têm pratos de arroz.
Parece que é um prato Libanês, e que é dos pratos mais servidos por lá, mas todo o mundo árabe o faz, apesar de não ser tão conhecido como outros. No início não percebi que ingrediente estava junto ao arroz, tive de perguntar.
Uma receita muito simples, fritar a aletria, fritar o arroz, tudo em azeite ou manteiga e depois deixar cozer. Juntar uns frutos secos e fica no céu.
Como hoje fiz umas almondegas com sabores mais orientais lembrei-me de fazer este arroz tão inusitado, para nós mais Ocidentais.
Espero que gostem.
Arroz com Aletria
Ingredientes:
1 chávena de arroz basmati
1 chávena de aletria esmigalhada
2 chávenas de água
2 c. de sopa de azeite
sal q.b.
pimenta q.b.
1 chávena de amendoins torrados com sal, ou pinhões
Preparação:
Aqueça o azeite num tacho, junte a aletria esmigalhada e deixe fritar, sempre a mexer para não queimar. Quando a aletria estiver douradinha, junte o arroz, mexa e deixe fritar um pouco. Junte a água a ferver, tempere com sal e pimenta. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 10 minutos.
Desligue o fogão, deixe tapado mais 5 minutos. Mexa o arroz com um garfo, solte-o bem.
Pique os amendoins, junte ao arroz, envolva com o garfo.
Sirva quente. Eu acompanhei com umas belas almondegas.
Bom Apetite.