Baghrir As Panquecas dos Mil Olhinhos
Panquecas de sêmola de milho ou as panquecas dos “mil olhinhos”. Pois a massa faz muitas bolhas como as outras panquecas, mas no fim de estarem cozidas eles não desaparecem. Ficando uma massa arrendada.
São panquecas da cozinha Marroquina, servidas com manteiga e muito mel, são esponjosas e com uma massa bem arejada, dada pela sêmola de milho.
A sua origem é reivindicada tanto pelos Marroquinos, pelos Argelinos e pelos Tunisinos. Provavelmente é de todos estes povos, pois esta receita antiga era usada pelo povo Berbere. “Baghrir” é na verdade uma palavra da (língua berbere) que significa “muito mole”.
Espero que gostem.
Panquecas Marroquinas (Baghrir)
Ingredientes:
1 chávena de sêmola de milho
½ chávena de farinha T55
Sal q.b.
2 ½ chávenas de água morna
½ c. de sopa de fermento seco de padeiro
½ c. de sopa de fermento em pó
1 c. de chá de baunilha
Mel q.b.
Manteiga q.b.
Preparação:
Numa Bimby ou em outro liquidificador misture a água morna com o fermento seco, a farinha, a sêmola, a baunilha e o as. Bata bem, para misturar.
Junte o fermento em pó e misture novamente.
Deixe descansar 30 minutos.
Após os trinta minutos, a massa parece estar a fermentar, mexa com uma colher de pão e a sua consistência deve ser a mesma das panquecas normais.
Aqueça uma frigideira antiaderente, vaze uma porção de massa e deixe cozinhar durante mais ou menos 2 a 3 minutos. A massa começa a fazer bolinhas, como, mas outras panquecas, mas no caso destas, elas não desaparecem. E quando toda a panqueca tem os “olhinhos” estão cozidas.
Não vire as panquecas, estas só são cozidas de um dos lados.
Sirva ainda quentes com uma noz de manteiga e um generoso fio de mel.
Bom Apetite.