Baghrir As Panquecas dos Mil Olhinhos

Baghrir As Panquecas dos Mil Olhinhos

Panquecas de sêmola de milho ou as panquecas dos “mil olhinhos”. Pois a massa faz muitas bolhas como as outras panquecas, mas no fim de estarem cozidas eles não desaparecem. Ficando uma massa arrendada.

São panquecas da cozinha Marroquina, servidas com manteiga e muito mel, são esponjosas e com uma massa bem arejada, dada pela sêmola de milho.

A sua origem é reivindicada tanto pelos Marroquinos, pelos Argelinos e pelos Tunisinos. Provavelmente é de todos estes povos, pois esta receita antiga era usada pelo povo Berbere. “Baghrir” é na verdade uma palavra da (língua berbere) que significa “muito mole”.

Espero que gostem.

 

Panquecas Marroquinas (Baghrir)

 

Ingredientes:

1 chávena de sêmola de milho

½ chávena de farinha T55

Sal q.b.

2 ½ chávenas de água morna

½ c. de sopa de fermento seco de padeiro

½ c.  de sopa de fermento em pó

1 c. de chá de baunilha

 

Mel q.b.

Manteiga q.b.

 

Preparação:

Numa Bimby ou em outro liquidificador misture a água morna com o fermento seco, a farinha, a sêmola, a baunilha e o as.  Bata bem, para misturar.

Junte o fermento em pó e misture novamente.

Deixe descansar 30 minutos.

Após os trinta minutos, a massa parece estar a fermentar, mexa com uma colher de pão e a sua consistência deve ser a mesma das panquecas normais.

Aqueça uma frigideira antiaderente, vaze uma porção de massa e deixe cozinhar durante mais ou menos 2 a 3 minutos. A massa começa a fazer bolinhas, como, mas outras panquecas, mas no caso destas, elas não desaparecem. E quando toda a panqueca tem os “olhinhos” estão cozidas.

Não vire as panquecas, estas só são cozidas de um dos lados.

Sirva ainda quentes com uma noz de manteiga e um generoso fio de mel.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

 

Bolo Mármore de Chá matcha

Bolo Mármore de Chá matcha

Friands de Alperces

Friands de Alperces