Massada de Tamboril
Alguém disse que havia vida para além do déficit e eu digo que há cozinha para além das douradas, dos robalos e do salmão.
Também os compro e também os como, mas prefiro outros peixes. Não necessariamente mais caros, como o carapau a cavala e o peixe espada.
Prefiro comer um peixe mais barato, mas que seja de mar, a outros mais comuns, mas de aquacultura,
Hoje não vos trago um peixe muito barato, mas pode ser feito em dias especiais. A minha festividade foi inaugurar a Primavera.
Massada de Tamboril, lembra-me o sol, o verão. Mas ele anda muito envergonhado este ano.
Espero que gostem.
Massada de Tamboril 6 pessoas
500 gr de massa macarrão
1 Tamboril de 1,5 kg já limpo
400 gr de camarão descascado
Grão de pimenta preta
1 cenoura
1 alho francês
200 gr de tomate
1 ramo de coentros
Sal q. b.
1 c. de sopa de polpa de tomate
1 c. de chá flocos de malagueta
2 c. de infusão de azeite
1 cebola grande
1 folha de louro
Preparação:
Numa panela com água, junte a cenoura cortada em pedaços, a pimenta em grão, o sal e o alho francês cortado. Depois de ferver 4 a 5 minutos, adicionar a espinha do meio do tamboril, assim como as espinhas grandes da cabeça. Deixar cozer 7 a 8 minutos.
Coe o caldo.
Num tacho refogue ligeiramente a cebola com a infusão de alho e azeite e a folha de louro e os coentros picados. Junte o tomate limpo de peles e sementes aos cubinhos, a polpa de tomate e tempere com os flocos de malagueta, pimenta e sal.
Deixe refogar bem, junte o caldo coado e coloque os cubos do tamboril e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos.
Retire o peixe, junte mais água quente se for necessário e quando levantar fervura junte a massa e os camarões, deixe cozer, com que a massa fique “al dente”.
Por fim junte o peixe, retifique os temperos e junte coentros picados.
Bom Apetite.