Bolo de Gengibre e Mel
Habituei-me a gostar de gengibre. Ainda há poucos anos não havia nos nossos supermercados, e mesmo em pó era difícil de encontrar. Hoje ele está sempre presente na minha despensa. Fresco, em pó, em compota e até em calda.
Utilizo-o muitas vezes, em receitas salgadas e doces, e até em infusões.
A primeira vez que vi gengibre fresco foi há muitos anos no Mercado ou Bazar das Especiarias, também conhecido pelo mercado egípcio, em Istambul. É um dos bazares mais antigos, mais tradicionais e mais bonitos, que eu tive a oportunidade de visitar. O cheiro e as cores são indescritíveis. E foi aí que descobri o sabor e o cheiro inconfundível do gengibre. Fiquei fã.
Em doces associo sempre o gengibre a receitas de Outono e de Natal. Não sei porquê, talvez pelo seu picante ou porque os bolos ficam mais densos. E também porque recebemos da Escandinávia a tradição das bolachas natalícias de gengibre.
Hoje vou fazer um bolo que fica bem nas mesas de Natal, pelo sabor e pelo aroma que este bolo tem.
Espero que gostem.
Bolo de gengibre e mel
Ingredientes:
100 gr de mel
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar mascavado
75 gr de gengibre em calda, picado
3 c de sopa da calda do gengibre
200 ml de leite
2 ovos
225 gr de farinha
1 c. de chá de gengibre em pó
1 c. de chá de bicarbonato
Sal, 1 pitada
Preparação:
Leve ao lume a manteiga, o açúcar e o mel. Deixe derreter bem.
Desligue o lume. E deixe arrefecer.
Peneire a farinha, o gengibre em pó, o sal e o bicarbonato. Bata os ovos numa batedeira, adicione o leite e bata. Junte a manteiga morna, junte o gengibre em calda picado, junte os ingredientes secos. Envolva.
Coloque numa forma de bolo inglês, previamente untada. Vai ao forno pré aquecido a 180º durante 40 minutos, mas experimente sempre o palito.
Retire o bolo, ainda na forma vaze a calda do gengibre no bolo. Deixe arrefecer e desenforme.
Bom Apetite.