Hoje trago-vos um prato muito simples. Um ovo. Estrelado em azeite e temperado com Za’atar.  Za'atar ou Zaatar, cujo nome, em árabe, significa tomilho, é uma mistura de especiarias originárias do Médio Oriente. É um ingredi

Hoje trago-vos um prato muito simples. Um ovo. Estrelado em azeite e temperado com Za’atar.

Za'atar ou Zaatar, cujo nome, em árabe, significa tomilho, é uma mistura de especiarias originárias do Médio Oriente. É um ingrediente essencial nas cozinhas Libanesa, Síria, Turca e Palestina.

Apreciado desde a Antiguidade, os egípcios utilizavam-no pelas suas qualidades purificantes, enquanto os gregos e romanos o utilizavam para perfumar a água do banho.

Hoje, o Za’atar é muito popular entre os chefs de todo o mundo.

Afinal de que é feito o Za’atar?

É claro que a composição e as proporções variam de uma família e de um país para outro. Como qualquer outra mistura de especiarias tradicional as variações são numerosas, mas o pó de Za’atar geralmente inclui sementes de tomilho, sumagre, orégãos, cominhos, etc.

No Médio Oriente, o Za’atar é usado em quase tudo!  Em pães, no húmus, no Falafel, no queijo, etc. etc.

Za’atar também dá um toque oriental aos nossos pratos mais ocidentais tais como, em saladas, nos vegetais, nas marinadas, pizzas, omeletas, etc. etc.

Não resisti a esta especiaria e resolvi usá-la nesta receita de pequeno almoço, ovos estrelados, com uma colher de um bom azeite, como este da Cooperativa de Moura e Barrancos.

Espero que gostem

 

Ovos Estrelados com Za’atar

 

Ingredientes:

2 ovos L

1 c. de sobremesa de azeite

Sal q.b.

2 c. de chá de Za’atar

 

Preparação:

Aqueça uma frigideira antiaderente, com o azeite, rode a frigideira para que toda a superfície tenha o azeite espalhado.

Abra os ovos e coloque-os cuidadosamente no azeite. Tempere com sal e com o Za’atar.

Cozinhe 2 a 3 minutos. Sirva de imediato com pão torrado.

Bom apetite.

Sopa de Abóbora com Pera e Cúrcuma

Sopa de Abóbora com Pera e Cúrcuma

Bolachas com Pistácios

Bolachas com Pistácios