Crepes com Recheio de Maçã
Hoje comemora-se o dia do Crepe. O Crepe é uma especialidade Bretã, um pequeno prazer, doce ou salgado.
Em francês a palavra Crepe, significa “encrespado”, e vem do latim “crispus”.
O crepe também tem a sua lenda e parece que a receita nasceu por uma distração como em tantas outras receitas. Parece que uma cozinheira derramou mais água do que era suposto quando estava a fazer papas e percebeu que essa massa líquida cozinhava muito rapidamente, era fácil de virar e era deliciosa. Isto aconteceu muitos séculos antes de o Chefe Auguste Escoffier flamejar os seus crepes e fazerem parte da sobremesa dos franceses.
E da nossa também. Hoje trago-vos uns crepes com maçã e cardamomo.
E já agora siga algumas superstições dos Franceses de que para garantir prosperidade e felicidade durante o ano. O Crepe deve ser virado na frigideira usando apenas a mão direita enquanto segura uma moeda na mão esquerda.
Espero que gostem.
Crepes com Recheio de Maçã
Ingredientes:
150 g de farinha
2 c. de sopa de açúcar
310 ml de leite
2 ovos
1 c. de extracto de baunilha
1 pitada de sal
1 c. de manteiga derretida
2 maçãs
1 c. de chá de cardamomo em pó
¼ de chávena de xarope de Ácer
Preparação:
Comece por fazer o recheio de maçã. Num tacho coloque a maçã cortada em cubos, o cardamomo, o sal e o xarope. Deixe cozinhar em lume brando até a maçã estar macia. Reserve.
Num liquidificador misture a farinha, o açúcar, o leite, os ovos, a baunilha, o sal e a manteiga. Bata até estar homogénea. Deixe a massa a descansar durante 30 minutos.
Aqueça uma frigideira antiaderente, pincele-a com manteiga e adicione ½ chávena de massa. Deixe cozinhar 1 ou 2 minutos de cada lado, ou até ter a massa dourada.
Recheie os crepes com a maçã.
Bom Apetite.