Sopa Camponesa

Sopa Camponesa

Hoje vamos falar de sopas. Tão importantes na nossa alimentação. Pensa-se que a sopa já se fazia na Pré-História. Aproveitavam-se as poças de água quente nas zonas vulcânicas e aí amaciavam-se os legumes que haviam. Etimologicamente, não se sabe ao certo de onde deriva, a palavra “sopa”, mas pensa-se que deriva do “sânscrito” língua antiga utilizada no Nepal e na Índia. “Sû”, significa bem e “pô” significa alimentar. Bem alimentar. Há também quem afirme que o nome sopa, foi criada na Idade Média e que deriva do germânico “suppa”.

Se formos aos vários dicionários, todos eles descrevem a sopa, como um alimento feito á base de legumes, com uma ou outra substância sólida.

É o que acontece com a nossa sopa camponesa, tradicional da nossa gastronomia. Receita antiga que percorre vários séculos. Prato forte com legumes, bocados de carne, leguminosas ou massa. Muitas vezes a única refeição do dia.

Os tempos mudaram e hoje apesar de seguirmos a sua essência, fazemo-las mais simples e menos fortes.

A minha receita, mantêm os legumes, incluindo ramas e um pouco de chouriço ou bacon. Mas se gostar pode acrescentar frango, ou mesmo porco.

Esta é uma sopa forte e quente que nos aconchega o corpo e a alma, nestes dias mais invernosos.

 

Espero que gostem.

 

Sopa Camponesa

 

Ingredientes:

1 nabo com rama

1 alho francês

1 cenoura com rama

1 cebola

½ chuchu

¼ de couve lombarda

1 molho de espinafres ou nabiças

azeite q.b.

sal q.b.

pimenta q.b.

salsa q.b.

½ chouriço de carne ou bacon

salsa q.b.

 

Preparação:

Numa panela coloque a cebola picada com um fio de azeite e deixe alourar. Descasque e lave os legumes. Coloque na panela a cabeça do nabo, a cenoura, o chuchu, cortados em quartos e a salsa. Deixe refogar um pouco. Junte água necessária para cozer os legumes, junte o chouriço sem pele, cortado ás rodelas, acrescente o sal. Tape a panela e deixe cozinhar.

Entretanto corte a rama do nabo bem fininha e lamine com a mandolina a couve lombarda, assim como o alho francês.

Quando os legumes estiverem cozinhados, reduza-os a puré. Acrescente mais um pouco de caldo, junte os legumes cortados, rectifique os temperos com o sal e uma pitada de pimenta.

Deixe cozinhar.

Sirva quente.

 

Bom Apetite.

 

Puré de Maçã

Puré de Maçã

Ovos Turcos (Çilbir)

Ovos Turcos (Çilbir)