Tarte de Figos e Mel

Tarte de Figos e Mel

Estamos no tempo dos figos e para mim, são um dos meus frutos preferidos. Ficam bem em quase tudo. Ao natural, em entradas, em doces, sobremesas, pratos principais etc, etc,.  Eu também tento usa-los de todas as formas, enquanto os há. Este fruto só se encontra mesmo nesta época. Hoje é a vez de uma sobremesa com figos e mel.

Espero que gostem

Tarte de Figos e Mel

Ingredientes;

Figos q.b.

50 gr de manteiga

2 ovos

120 ml de leite

1 laranja inteira

3 c. de sopa de mistura de especiarias inglesas

60 ml de mel

80 gr de açúcar amarelo

250 gr de farinha

1 c. de chá de bicarbonato de sódio

1 c. de chá de extracto de baunilha

Preparação:

Numa Bimby ou noutro processador de alimentos, coloque a laranja com casca e sem caroços, partida em 4 e pulse até ficar em creme.

Junte os ovos, o leite, o mel, o açúcar, as especiarias e pulse novamente. Por fim junte a manteiga derretida, a baunilha, o bicarbonato e a farinha e pulse novamente, sem bater muito.

Coloque a massa numa forma de tarte com fundo amovível, previamente untada, alise a massa. Corte os figos ao meio e tape a massa com os figos.

Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 45 minutos, mas confira sempre com o palito.

Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Pincele os figos com mel diluído num pouco de água ou com uma geleia de fruta a gosto.

Bom Apetite.

Dica: As especiarias inglesas são uma mistura de especiarias que pode fazer em casa.

Junte 1 c. de sopa de: Cravinho em pó, canela, pimenta da Jamaica moída, gengibre em pó, noz moscada e coentros em pó. Misture bem e guarde num frasco. Se tiver algumas destas especiarias em grão, não tem mal, triture tudo e reduza a pó.

Pickles de Beterraba e Maçã

Pickles de Beterraba e Maçã

Salada de Pato com Molho de Vinagreta Balsâmica

Salada de Pato com Molho de Vinagreta Balsâmica