Canelones Recheados com Cogumelos e Ricotta

Canelones Recheados com Cogumelos e Ricotta

Cannelloni, que deriva das palavras tubo ou canudo. Massa cilíndrica tipicamente italiana. Sempre recheados, com queijo, carne e/ou vegetais. Cobertos com molho de tomate ou béchamel que vai ao forno a gratinar.

Quem não conhece esta maravilha da gastronomia italiana!? Já confecionada há muitos anos, desde o império romano, esta forma de fazer a massa, veio juntar-se à já conhecida lasanha e ás panquecas, ainda mais antigas.

Hoje, para manter o dia da semana, sem carne, nem peixe, resolvi fazer os canelones com recheio de cogumelos e queijo ricotta.

Espero que gostem.

 

Canelones recheados com Cogumelos e Ricotta

 

Ingredientes:
1 chávena de cogumelos shitake
300 gr de espinafres
1 embalagem de queijo ricotta
2 c. de sopa de infusão de alhos em azeite, veja a receita, ou 3 dentes de alhos picados

Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

1 haste de tomilho

Canelones

Molho Béchamel, aqui a receita

Pão ralado para polvilhar

1 limão


Preparação:

Comece pelos cogumelos, coloque-os numa frigideira com uma colher de sopa de infusão de alhos em azeite ou um dente de alho picado. Deixe cozinhar os cogumelos em lume brando para secar toda água que os cogumelos deitam. Junte o tomilho, sal e pimenta e no final junte um pouco de sumo de limão. Reserve.

Na mesma frigideira, coloque a outra colher de infusão de alhos ou os dois dentes picados, com um fio de azeite e salteie os espinafres. Deixe secar completamente. Tempere com um pouco de sal e pimenta.

Pique grosseiramente os espinafres, os cogumelos e o queijo ricotta, para fazer um creme, mas não deixe muito moído. Rectifique temperos.

Entretanto faça o molho Béchamel, veja a receita aqui.

Recheie os canelones, coloque-os num tabuleiro de ir ao forno, untado com um pouco de molho béchamel. Não os sobreponha.

Regue com o molho, salpique com um pouco de pão ralado. Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 30 minutos, ou até estar tostado e a massa cozida.

Sirva de imediato.

 

Bom apetite.

 

 

 

Queques com Mirtilos

Queques com Mirtilos

Mini Scones Salgados

Mini Scones Salgados