''Financiers (Financeiros)

''Financiers (Financeiros)

Há receitas que têm histórias bem peculiares, umas são verdadeiras, outras são lendas e historietas. Muitas atravessam os tempos e chegam até nós iguais e sem alterações, outras alteraram-se, modificaram-se, mas na sua essência são as mesmas.

Esta que vos trago hoje é secular pois é conhecida desde a renascença. Mais propriamente na casa da Catherine de Médici. Faziam-se bolinhos ovalados de amêndoa amarga, receita já ela vinda de mosteiros. Conta-se, que a Catherine, aproveitava o amargo da amêndoa, para encobrir o veneno que punha em tudo, para eliminar os seus opositores.

A pouco e pouco deixaram de os fazer pelo medo de serem envenenados. Caíram então em desuso estes bolinhos de amêndoa, duros por fora e fofos por dentro.

Mais tarde no final do Sec. XIX foram recuperados por um pasteleiro francês. Resolveu pegar nestes bolinhos e fazê-los com outro formato. A pastelaria era perto da Bolsa de Valores de Paris e resolveu fazer os bolinhos em forma de lingotes de ouro. E o nome apareceu, “financiers”, para cativar a freguesia endinheirada que frequentava a pastelaria.

A receita original contém amêndoa, farinha, claras e manteiga, mas gosto de os aromatizar com mais uns prilimpim pins.  Esta receita também é uma boa maneira de gastar claras.

Espero que gostem

Financiers

Ingredientes:

115 gr de farinha de arroz

200 gr de açúcar pulverizado

180 gr de manteiga derretida

225 gr de farinha de amêndoa

1 laranja, só raspa

5 claras de ovo

1 pitada de sal

1 c. de chá de cardamomo em pó

1 c. de chá de extracto de baunilha

Raspas de laranja, para decorar

 

Preparação:

Numa taça derreta a manteiga. Numa tigela coloque a farinha de arroz, a farinha de amêndoa, o açúcar pulverizado e envolva bem. Adicione as raspas da laranja, e o cardamomo.

Envolva bem, por fim junte as claras batidas em espuma, a baunilha e a manteiga. Envolva bem.

Coloque uma colher de gelado em cada forma de queques, untadas e polvilhadas previamente.

Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 30 minutos, mas confira sempre com o palito.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme e acabe de arrefecer numa grade.

Decore com raspas de laranja.

Bom Apetite.

 

Risotto de Bacalhau com Abóbora

Risotto de Bacalhau com Abóbora

Arroz de Feijão Verde com Cenoura

Arroz de Feijão Verde com Cenoura