Pudim de Leite condensado
Pudins não são mais do que uma mistura de ovos e leite cozidos. Parece uma sobremesa simples, e é. Mas tem alguma técnica. Há quem goste deles com a massa com “furinhos”, há quem goste da massa completamente lisa.
Tem tudo a ver da forma como são batidos e da forma como são cozidos, não esquecendo se a massa é coada ou não.
Se os bate gentilmente e incorpora pouco ar, a massa do seu pudim deve ser lisa. Ao contrário se lhe retira ar e o bate num liquidificador, a massa do seu pudim fica com “furinhos” e mais irregular. Ao cozer em banho-maria, deve repor a água que vai evaporando, senão arrisca a que o seu pudim não tenha a massa lisa. Mas depende do gosto de cada um.
Eu gosto dos dois, mas do que eu gosto mesmo é deles bem frescos e saborosos. E este não tem como não o ser.
Espero que gostem.
Pudim de Leite Condensado
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
A mesma lata de leite gordo
1 c. de chá de baunilha
1 pitada de sal
2 ovos
Amêndoas lascadas, para decorar
Para o caramelo:
100g de açúcar branco
1 c. de sopa de água
Preparação:
Comece por fazer o caramelo, coloque num tacho pequeno e com um fundo espesso, o açúcar com a água. Deixe o açúcar derreter, sem mexer. Quando estiver com cor âmbar claro, desligue o lume e com cuidado vaze na forma. Pincele todos os lados da forma e deixe arrefecer.
Numa taça bata delicadamente, todos os ingredientes até ficar bem homogéneo. Coe e depois vaze na forma, tape com papel de alumínio e coloque-a num tabuleiro com água a ferver.
Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 50 minutos.
Deixe arrefecer na forma, depois leve ao frigorifico pelo menos duas horas.
Desenforme, colocando a forma em água a ferver, para que o caramelo descole. Vire a forma num prato de servir. Decore com amêndoas lascadas.
Bom apetite.