Tarte Tropézienne

Tarte Tropézienne

Tropézienne, a famosa tarte da pastelaria francesa.

Esta tarte combina a massa de brioche com um recheio de creme de pasteleiro.

Esta tarte não é tão doce como parece, pois, a massa do brioche não é muito doce, logo a doçura é só dada pelo creme, que pode ajustar ao seu gosto.

A receita é originária de St. Tropez, cidade aliás que dá o nome à tarte. É uma cidade da Riveira Francesa, muito frequentada pela burguesia e por artistas.

Aliás quem deu fama a esta tarte foi Brigitte Bardot, nas filmagens do “E Deus criou a mulher”, precisamente nesta cidade. Para agradar á grande diva dos idos anos 50 do século passado o Chef Alexandre Micka, criou uma massa francesa especial usando uma mistura de técnicas francesas e uma receita dada pela sua avó.

Bardot gostou tanto da massa que insistiu em que ela recebesse um nome e fosse reconhecida, por isso recebeu o nome da cidade em que foi criada. 

A pastelaria tornou-se um pouco mais especial e mais rica com esta tarte e quando der uma trinca numa tarte destas, percebe porque a Brigitte Bardot gostava assim tanto dela.

Hoje resolvi fazer mini tartes em vez de uma tarte grande, parecendo mesmo brioches e juntei morangos. Estamos no tempo deles e ficam sempre bem com creme de pasteleiro.

Acho que inventei uma nova receita, a Brigitte Bardot que me perdoe.

Espero que gostem.

Tarte Tropézienne

 

Ingredientes, para o bolo:

9g de fermento seco

¼ de chávena de leite gordo

2 chávenas de farinha

2 c. de sopa de açúcar

2 ovos L

Uma pitada de sal

1 c. de chá de extracto de baunilha

½ chávena de manteiga á temperatura ambiente

 

Para o creme:

2 chávenas de leite gordo

3 ovos

1 gema de ovo

2/3 chávena de açúcar

¼ de chávena de farinha Maisena

¼ de chávena de farinha

1 pitada de sal

1 c. de extracto de baunilha

 

1 ovo para pincelar+1 c. de sopa de água

Morangos

 

Preparação:

Numa taça junte o fermento com o leite morno e não quente, não precisa de mexer. Deixe descansar cinco minutos.

Na batedeira misture a farinha com o açúcar em velocidade baixa e com a pá colocada.

Vaze o leite e bata só até o fermento incorporar bem.

Adicione os ovos, o sal e a baunilha, misture em velocidade média 8 minutos.

Adicione a manteiga, uns bocados de cada vez, e aumente a velocidade para alta e bata até que a massa se vá afastando das laterais da batedeira.

Coloque a massa na bancada enfarinhada, faça uma bola, coloque-a numa taça. Tape com pelicula aderente. Ligue o forno só 30 segundos, apague e coloque a taça da massa dentro do forno. Durante uma hora e meia a levedar.

 

Entretanto faça o creme:

Aqueça o leite em fogo médio até que o leite comece a ferver. Numa tigela, misture os ovos, o açúcar, o amido de milho, a farinha e o sal. Lentamente, despeje 1/4 de chávena de leite quente na mistura de ovos, mexendo vigorosamente. Vaze a mistura de ovos no tacho com o leite quente e bata essa mistura continuamente em lume médio-baixo até engrossar e ter uma consistência de pudim.

Vaze o creme numa taça e adicione o extrato de baunilha, mexa para envolver. Cubra o creme com uma folha de pelicula aderente, colocando o plástico diretamente sobre o creme. Leve ao frio.

De volta à massa:

Depois que a massa termine de crescer, retire a película aderente e levante a massa de cada um dos lados para esticá-la levemente. Novamente, coloque de volta na tigela e cubra com a película.  Coloque a massa numa bancada enfarinhada e abra-a e divida-a em partes iguais fazendo bolas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra levemente com uma folha de película. Ligue o forno quente por 30 segundos desligue o forno e coloque o tabuleiro no forno para a massa crescer; cerca de 1 hora.

Retire a massa (bolas) do forno. Pincele com ovo levemente batido com uma colher de água. Salpique com açúcar.

Pré aqueça o forno a 200º, coloque a massa no forno e reduza imediatamente a temperatura do forno para 180º. Asse por 20 a 25 minutos ou até que a parte superior e as bordas dos bolos fiquem douradas. Transfira os bolos para uma grade e deixe arrefecer em temperatura ambiente.

Para montar

Depois que os bolos estiverem frios, com uma faca afiada e com serrilha corte horizontalmente os bolos.

Use uma espátula ou um saco de pasteleiro para aplicar o creme na camada inferior dos bolos. Coloque em cima do creme fatias de morangos. Pressione suavemente a camada superior sobre o recheio. Leve ao frio até servir.

Bom apetite.

 

 

 

 

 

Panquecas com Farinha de Arroz

Panquecas com Farinha de Arroz

Oopsie ou Pão Nuvem

Oopsie ou Pão Nuvem