Cestinhos Folhados de Beringela e Tomate Assados

Cestinhos Folhados de Beringela e Tomate Assados

Tomate e beringela, fruta e legumes que gosto tanto. Juntos ainda mais. E têm algumas curiosidades.

O tomate não é um legume, mas sim uma fruta. Tem uma grande concentração de antioxidantes naturais. Nasceu na América, mas é mais consumido na Europa.

Há várias variedades, umas mais para saladas, outras para molhos e para cozinhados.

E agora a má noticia. Tenha atenção que tipo de tomate compra, pois, o tomate é a fruta que mais absorve os tóxicos que alguns produtores usam. Tente comprar os biológicos.

Quanto à beringela, para além da sua cor linda, ela veio da Índia, chega á Europa pelas mãos dos Árabes e vai para a América com os Portugueses.

Legume de má fama, dizia-se que punha as pessoas loucas, derivado ao seu amargor. Só mais tarde se popularizou e hoje é produzida e consumida pelo Mundo inteiro.

E agora vamos à receita, que espero que gostem.

Folhados de Beringela e Tomate_2.jpg

Cestinhos Folhados de Beringela e Tomate Assados

Ingredientes, para 6 unidades

½ beringela

1 tomate grande

1 embalagem de massa folhada rectangular

Orégãos secos

Flor de sal q.b.

Pimenta q.b.

Azeite q.b.

Queijo mozzarella, ou mini ou ás fatias

1 ovo para pincelar

Preparação:

Lave a beringela e o tomate, corte em fatias com mais ou menos 0,5 cm. A beringela coloque-a em cima de papel absorvente e tempere com um pouco de sal. Reserve 15 minutos.

Estenda a massa com um cortador de massas. Usei com 9 cm de diâmetro, faça 12 discos. Depois com um cortador mais pequeno corte 6 discos, descarte os discos e fique com a parte de fora e coloque em cima dos discos maiores. Pique a base com um garfo, e pincele os discos de lado e no rebordo com ovo batido. Leve ao forno a 220º durante 25 minutos, ou até a massa estar cozida e dourada. Retire a massa, baixe o forno para 180º. Depois lave a beringela, disponha as fatias e as do tomate num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Tempere com um fio de azeite, a flor de sal e a pimenta, deixe assar cerca de 20 a 25 minutos.

Retire do forno e ainda quentes tempere com os orégãos secos.

Emprate. Dentro dos cestos que já devem estar mornos, primeiro a fatia de beringela, depois uma fatia de tomate e em cima decore com tomate mozzarella. Tempere com um fio de azeite, flor de sal e pimenta.

Bom Apetite.

 

 

Compota de Morango com Sementes de Chia

Compota de Morango com Sementes de Chia

Nectarinas Assadas no Forno com Alecrim

Nectarinas Assadas no Forno com Alecrim