Chips de Beringela

Chips de Beringela

Quem já me acompanha há mais tempo, sabe que não resisto a um bom petisco ou snack. E o verão chama-nos para eles. É tempo dos caracóis, das conquilhas, do camarão, dos húmus, das tábuas e muito mais.

Mas hoje não lhes trago nada disso, mas sim umas chips de beringela.

Eu sei! Muitos de vós, provavelmente não gostam de beringelas, não é um legume muito consensual. Mas lembrem-se que este vegetal de cor irresistível é muito versátil: Fritar, assar, grelhar, rechear, usar em molhos e muito mais.

É preciso saber confecioná-la e saber que ela é esponjosa e por isso mesmo absorve tudo o que lhe juntarmos.

Agora um bocadinho da sua história. Quando chegou á Europa vinda da Ásia, trazida pelos Árabes, foi considerada venenosa, era estranha e na altura tudo o que era estranho era mau e venenoso. Em latim chamavam-lhe a “mala insana” e daí melanzana, nome dado á beringela em Itália. Depois começou a ser apreciada, mas mesmo hoje não por todos.

Só deve ser consumida cozinhada. Compre só as que têm a casca lisa e brilhante, as suas extremidades verdes devem estar coladas á casca.

Quem não gosta de umas batatas fritas bem estaladiças, para quando está a ver um filme, uma série, a ler um livro, ou mesmo a ver um jogo de futebol? Acho que todos.

E se eu lhe trouxer umas chips melhores? Acredita? Só tem um problema, cuidado! elas viciam.

É agora vamos lá experimentar a “mala insana”.

 

Espero que gostem.

 

Chips de Beringelas

 

Ingredientes:

1 beringela pequena

1 c. de sopa de açúcar em pó

6 c. de sopa de farinha maizena

1 chávena de Panko

1 c. de chá de sal

1 c. de chá de pimenta preta moída

 

Preparação:

Numa taça misture o açúcar, o sal, a pimenta, a farinha de amido e o panko. Esmigalhe e mexa com as mãos, para todos os ingredientes ficarem bem misturados.

Com uma mandolina, fatie a beringela ás rodelas, bem fininhas.

Passe as rodelas da beringela pela farinha. Pressione ligeiramente com as mãos, para a farinha e o Panko aderirem bem á beringela.

Frite em óleo bem quente, ou se tiver, na Air fryer

Depois é só deliciar-se com este snack.

 

Bom Apetite.

 

 

Pudim de Chia com Gelatina

Pudim de Chia com Gelatina

Canelés de Bordéus

Canelés de Bordéus