Pão para Hambúrguer

Pão para Hambúrguer

Fazer pão é uma verdadeira terapia. Gosto de prepará-lo em todas as suas formas: simples, rápido, mais elaborado, doce ou salgado. Há pão para todos os gostos, e ele também é essencial em várias receitas. Entre elas, destaca-se o pão para o hambúrguer com uma receita de pão, feita exclusivamente para ele.

O hambúrguer tem suas origens ligadas à cidade de Hamburgo, na Alemanha. No século XIX, os marinheiros alemães levaram para o mundo um prato chamado "bife de Hamburgo", que consistia em carne picada temperada, moldada em formato de disco. Essa receita ganhou ainda mais fama quando emigrantes alemães levaram essa receita para os Estados Unidos.

Agora, antes de que alguém pense que o hambúrguer é uma invenção americana, é bom lembrar que os alemães já tinham criado algo semelhante enquanto ainda se discutia se os Estados Unidos seriam uma nação ou uma colónia. Mas o formato sanduíche – com o bife entre duas fatias de pão – foi, de fato, popularizado na América.

A história do hambúrguer com pão, começou no final do século XIX e início do século XX, foi aí que o hambúrguer, simples, prático e delicioso, conquistou multidões. A praticidade do pão, que permitia que o bife fosse comido com as mãos, foi a chave do sucesso.

Hoje, o hambúrguer é uma das comidas mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo, com variações que refletem a cultura e os sabores locais. Mas, seja em Nova Iorque, Hamburgo ou qualquer outro canto do planeta, o pão é um elemento essencial, feito para complementar a carne e os demais ingredientes.

Hoje, resolvi fazer pão especialmente para os hambúrgueres. Escolhi uma receita que resultou num pão macio, levemente adocicado e com uma textura perfeita para absorver os sucos do recheio sem se desfazer. O resultado foi simplesmente delicioso!

Fazer pão é mais do que cozinhar; é criar algo com as nossas próprias mãos, transformando ingredientes simples em algo especial, que traz história, sabor a cada dentada.

Espero que gostem.

Pães para Hambúrguer

Ingredientes

·       ¾ chávena de água morna

·       1 pacote de fermento seco

·       ¼ chávena de açúcar

·       380 gramas de farinha de trigo T65

·       1 colher de chá de sal marinho

·       2 colheres de sopa de azeite

·       1 ovo grande

Para cobertura

·       1 ovo

·       1 colher de sopa de água

·       Sementes de girassol para polvilhar

Instruções

1.             Prepare a massa: Numa tigela pequena, misture a água, o fermento e 1 colher de chá de açúcar. Deixe fermentar por 5 minutos.

2.             Na batedeira de um robot coloque o gancho, coloque a farinha e o sal. Misture rapidamente para combinar a farinha, depois adicione o açúcar restante, a manteiga, o ovo e a mistura de fermento. Misture em velocidade média-baixa por 5 a 7 minutos, até que a massa esteja lisa e bem formada à volta do gancho.

3.             Transfira a massa para uma bancada e amasse até formar uma bola e coloque-a numa tigela. Cubra com a pelicula aderente  e um pano e reserve num local morno por 1 hora, até que a massa tenha quase dobrado de volume.

4.             Forre um tabuleiro grande com papel vegetal. Vire a massa sobre uma superfície de trabalho limpa e enfarinhada e divida em 8 pedaços. Forme cada pedaço numa bola rolando na bancada com a mão em concha. Coloque no tabuleiro. Cubra com um pano e deixe crescer por mais 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180º.

5.             Prepare a cobertura:  Numa tigela pequena, misture o ovo e a água. Pincele os pães e salpique com as sementes.

6.             Coza 15 a 18 minutos, até que o topo esteja levemente dourado. Deixe arrefecer sobre numa grade e sirva.

Bom Apetite.

 

Chili com Arroz Carolino

Chili com Arroz Carolino