Granita de Ananás
Leve, elegante e refrescante, de gelo raspado, perfeita para nos refrescar nestes dias de imenso calor. É assim que podemos descrever a granita.
Feita de gelo crocante aromatizado com frutas, dá-nos uma sensação na boca mais fresca e limpa do que o sorvete, e uma textura mais grossa e leve do que o gelado. Muitas vezes, é servida como, limpa palato, mas também pode ser uma sobremesa.
A sua origem é na Sicília, e é servida com brioche, sempre ao pequeno almoço.
A granita tem baixo teor de gordura e não contém laticínios, podendo usar os mais variados sabores, e pode adicionar álcool ou não.
Na Sicília, usam os seus mais tradicionais sabores: o limão, o café, as amêndoas, a hortelã e os pistácios.
Mas pode fazer com quase todas as frutas. Gosto de fazer a granita com melancia, manga e limão, mas hoje resolvi fazê-la com ananás. É assim a minha participação para o desafio da Marta e da Elsa, que este mês é precisamente o ananás.
Espero que gostem.
Granita de Ananás
Ingredientes:
350g de ananás fresco
1 laranja, só o sumo
½ limão, só o sumo
¼ de chávena de açúcar mascavado
30ml de rum
1 pitada de sal
Folhas de manjericão ou hortelã
Preparação:
Descasque o ananás e corte-o em cubos pequenos. Ponha-os numa Bimby ou em outro processador, mas guarde um pouco para a decoração. Adicione todos os outros ingredientes e bata até ter um líquido bem homogéneo. Coe.
Coloque numa caixa, sem tampa, no congelador. Passadas duas horas, quando o líquido começar a congelar, use um garfo e raspe toda a mistura e depois mexa bem. Volta ao congelador e volte a fazer a mesma acção, até que a mistura esteja tipo areia grossa e solta.
Quando assim estiver ponha a caixa tapada, no congelador até servir.
Sirva em copos ou taças de pé alto, com cubinhos de ananas e umas folhas de manjericão.
Bom Apetite.
Dica: Também pode juntar gelo e picar tudo junto e servir de seguida. Mas se a faz com antecedência, terá de a fazer da forma mais clássica.