Caril de lavagante
Não, não acho que saiu o euromilhões a todos nós. Mas há épocas em que gostamos de caprichar na cozinha e colocar na mesa coisas boas e deliciosas. A páscoa é uma delas.
Por isso hoje trago-vos um caril de lavagante, comprado congelado, em dezembro, quando o encontrei mais em conta.
Já a pensar que na páscoa seria uma boa altura para fazer uma receita de que gosto muito. Caril.
Feito sem pressas, com todas as especiarias em grão ou em pó e assim fazer uma masala bem á imagem Indiana e não usar um qualquer caril em pó inventado pelos ingleses, para “matarem” saudades dos tempos em que estiveram na Índia. Pois quem lá vai nunca mais esquece o sabor pungente de um caril feito a preceito e com muito saber.
Ora o meu lavagante merecia isso, um caril (masala) feito a preceito. Assim como o seu acompanhamento sempre com arroz oriente basmati cozido, conforme a tradição.
Espero que gostem.
Caril de Lavagante
Ingredientes:
2 lavagantes pequenos, usei congelados
500g de camarão
1 litro de leite
Água
2 cebolas
2 dentes de alho
1 ramo de coentros
2 tomates bem maduros
2 dl de azeite
100g de coco ralado
1 lata de leite de coco
½ chávena de vinagre de vinho branco
4 cravinhos
1 c. de sopa de sementes de coentros
1 c. de sopa de sementes de cominhos
1 c. de sobremesa de curcuma em pó
1 c. de café de pimenta de caiena
1 c. de chá de grão de pimenta preta
1 folha de louro
5 cm de gengibre fresco
½ malagueta
6 vagens de cardamomo
Sal q.b.
Preparação:
Descasque o camarão e os lavagantes. Coloque as cascas num tacho com o leite, sal, a folha de louro, os grãos de pimenta, o gengibre cortado ás rodelas e a malagueta. Tape com água e deixe cozer durante 10 a 15 minutos.
Retire do lume e retire a folha de louro, e com cuidado vaze tudo para uma bimby ou um processador de alimentos e processe tudo até ter reduzido a líquido. Deve ter de repetir por uma ou duas vezes. Coe todo o líquido, apertando bem para retirar todos os sucos. Reserve.
Num tacho coloque as cebolas picadas com o azeite e deixe refogar um pouco. Junte os alhos picados e deixe refogar mais um pouco. Adicione o coco ralado, mexa, junte o vinagre e volte a mexer. Junte todas as especiarias e deixe que larguem todos os óleos por dois a três minutos, mexendo sempre. Junte o tomate, os coentros picados e o líquido das cascas e veja se precisa de sal. Deixe fervilhar em lume médio durante uma hora.
Rectifique temperos, junte o leite de coco, o lavagante cortado e os camarões, deixe cozinhar 8 a 10 minutos.
Retire, salpique com coentros e sirva acompanhado com arroz Basmati ou Thai.
Bom apetite.