Chutney de Marmelo
Sabem o que quer dizer chutney? Vem da palavra Indiana, chatni, que na tradução à letra significa “lamber os lábios”. Tem mesmo de ser bom, pois é o que fazemos quando comemos alguma coisa que nos sabe bem. Já sabem que gosto de o fazer, de o oferecer e de ter em casa alguma variedade para usar.
É outra forma de conservar os frutos da época. Tradicionalmente, na Índia, são servidos com o caril. Mas os Ingleses tornaram-no conhecido e deram-lhe muito mais destinos.
Hoje resolvi fazê-lo com fruta da época, os marmelos, e o resultado não podia ser melhor.
Também como os ingleses gosto de o usar no caril, mas também lhe dou mais destinos, como em tábuas de queijos, carne grelhada e até em saladas.
Espero que gostem.
Chutney de Marmelo
Ingredientes:
3 marmelos grandes
2 maçãs reinetas
2 cebolas
1 colher de sopa de gengibre picado grosseiramente
1 malagueta fresca
1 chávena de vinagre de vinho branco
1 chávena de vinagre de sidra
1 ½ chávena de açúcar
1 pau de canela
2 cravos de cabecinha
3 vagens de cardamomo
Preparação:
Descasque os marmelos e as maçãs, corte em pedaços e coloque num tacho. Coloque as cebolas descascadas e o gengibre num processador de alimentos e bata, depois adicione ao tacho junto com os vinagres e todos os outros ingredientes. Cozinhe até que a fruta esteja macia, e que o chutney esteja espesso (aproximadamente 45-50 minutos). Retire o pau de canela, os cravos de cabecinha e as vagens de cardamomo. Coloque o chutney em frascos esterilizados. Feche.
Sirva com carne grelhada ou assada, tábuas de queijos, massalas. Etc., etc.
Bom Apetite.