Bolo de Iogurte com Laranja

Bolo de Iogurte com Laranja

O bolo de iogurte deve ser o bolo que mais se faz em todas as casas e não só nas portuguesas. Os italianos reivindicam a sua origem com o seu ciambella. Um bolo de iogurte em que a medida é a do próprio iogurte. Mas os Marroquinos também reivindicam a origem do bolo de iogurte com o seu meskouta, que normalmente é feito com iogurte tipo grego e laranja. Sabe-se que as origens dos iogurtes vêm dos Balcãs, da Turquia e também do Médio Oriente.

Há milhares de anos, pois onde havia leite, havia formas de o aproveitar e conservar e o seu transporte dava azo á formação de bactérias, que fermentavam.

Por isso é natural que os Árabes também tenham o seu bolo de iogurte, produto muito utilizado por estes povos. Há várias versões, uns com óleo, outros com azeite, uns com laranja, outros com limão, uns com ovos inteiros, outros com as claras batidas em castelo.

Um facto é que ninguém fica indiferente a este bolo, húmido e fofo, com aromas cítricos ou não.

Espero que gostem da minha versão

 

 

Bolo de Iogurte com Laranja, ou Meskouta o Bolo de Iogurte Marroquino

 

Ingredientes:

2 ovos L

2 chávenas de farinha de trigo

1 chávena de açúcar

raspa de 1 laranja

½ chávena de sumo de laranja

180 gr de iogurte grego, natural

½ c. de chá de sal

1 c. de chá de fermento

1 c. de chá de bicarbonato de sódio

1 c. de chá de extracto de baunilha

½ chávena de óleo, usei de grainha de uva

 

Preparação:

Numa taça misture os sólidos, a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, envolva. Numa batedeira bata o açúcar com os ovos até obter um creme fofo. Junte o iogurte, as raspas da laranja, o óleo, a baunilha e o sumo da laranja, sempre a bater em velocidade média.

Adicione os sólidos e envolva só em velocidade baixa. Coloque numa forma de bolo inglês, previamente untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 45 minutos.

Espere uns minutos, desenforme e deixe arrefecer numa grade.

 

Bom apetite.

 

 

Pesto de Tomate Seco

Pesto de Tomate Seco

Geleia de Malaguetas e Tomate

Geleia de Malaguetas e Tomate