Ovos Benedict com Molho Holandês

Ovos Benedict com Molho Holandês

Ovos Benedict, a sua origem é Americana e consiste em ovos escalfados, toucinho, pão e molho holandês.

Dizem que foi no restaurante Delmonico’s em Nova Iorque que este prato foi apresentado pela primeira vez. E foi assim durante 100 anos, até que o restaurante fechou portas. Mas há o mito que diz que a receita foi inventada por Lemuel Benedict. Ao acordar com uma grande ressaca, no hotel Waldorf, pediu uma tosta com um ovo escalfado toucinho e acompanhado com molho holandês. O chef achou estranho tal pedido, mas depois verificou que o conjunto ficava bem harmonioso.

Nunca foi confirmada esta estória, mas o mito prevalece até aos dias de hoje. A receita ficou e os ovos também, pois são conhecidos em todo o mundo. Tal como o molho, que como o nome indica, foram os holandeses que o criaram, feito á base de manteiga e vinagre.

E está dado o mote para um pequeno almoço de hotel, sem ressaca.

 

Espero que gostem.

 

Tostas de ovos Benedict

 

Ingredientes:

2 fatias de pão escuro

2 ovos

1 kiwi

6 fatias de salame

pimenta caiena, opcional

 

Molho Hollandaise:

2 gemas

10 ml vinagre branco

50 gr de manteiga

sal q.b.

pimenta q.b.

estragão ou tomilho fresco

 

Preparação:

Para o Molho Hollandaise:

Numa taça coloque as gemas com o vinagre, e leve-as a cozer em banho-maria. Mexa sempre com uma vara de arames, para emulsionar os ovos e deixe engrossar. Retire do lume, junte a manteiga e volte a bater com a vara para envolver e ficar homogéneo. Tempere com sal, pimenta e as ervas.

 

Para escalfar os ovos:

Coloque uma panela com água, deixe entrar em ebulição. Baixe o lume, mas deixe continuar a ferver, junte o vinagre. Com um garfo faça um remoinho na água e coloque gentilmente o ovo. Deixe cozinhar 4 minutos. Retire com uma espumadeira.

Sirva uma fatia de pão, com algumas fatias de carnes frias, rodelas de fruta a gosto.

Em cima o ovo e o molho.

Se gostar tempere com um pouco de pimenta de caiena.

Bom Apetite.

 

Dica: O molho holandês, deve ser sempre servido quente. Se não se sentir confortável para fazer ovos escalfados, estrele. A receita não fica zangada.

 

 

 

Pudim chia com Coco e Papaia

Pudim chia com Coco e Papaia

Quadrados Salgados para as Marmitas

Quadrados Salgados para as Marmitas