Lombo de Coelho Recheado

Lombo de Coelho Recheado

As redes sociais e blogues de culinária, estão cheios de divisões dos vários tipos de dietas que as pessoas seguem e gostam. Vegans, Vegetarianos, Macrobióticos, Paleos, Ketos, Plant Base, Tradicional e Mediterrânea, entre outras. E é esta última com a qual me identifico mais. É a dieta com a qual cresci, e a ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura, através da sua campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea”, vem ajudar-nos a redescobrir um dos produtos mais emblemáticos da dieta tradicional mediterrânea – carne de coelho!

Conhecida por ser uma carne magra, rica em minerais e muitas vitaminas do complexo B, de fácil digestão e com um baixo teor de potássio, esta é sem dúvida uma ótima opção para quem procura uma alternativa a outras carnes brancas.
Hoje já encontra com facilidade e em vários cortes, o que nos dá uma praticidade e uma rapidez na sua confecção.

Hoje é o dia Nacional do Coelho e por isso mesmo a ASPOC convidou-me para criar uma receita com qualquer parte do coelho à minha escolha. Escolhi o lombo!
Quis fazer uma receita de festa! Com produtos a fazer jus à dieta mediterrânea!
Espero que gostem!

Lombo de Coelho Recheado

Ingredientes:

6 lombos de coelho
200g de cogumelos marron
12 fatias de presunto
100 g de arandos secos
100g de nozes
1 cebola
1 talo de aipo
4 dentes de alho
80g de azeite
6 folhas de sálvia
1 haste de estragão
225g de pão duro
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 c. de sopa de mostarda
1⁄2 copo de vinho branco


Para o molho:
100g de arandos secos
2 laranjas
2 c. de açúcar
Sal q.b.
1⁄2 chávena de água
1 c. de sopa de manteiga
1 c. de sopa de mostarda
Pimenta q.b.
1 cálice de vinho doce, usei moscatel

Preparação:

Tempere os lombos com um fio de azeite, 2 dentes de alhos esmagados, o sal e a mostarda, envolva bem, reserve pelo menos duas horas.

Faça o recheio. Numa frigideira junte a cebola, com o azeite e deixe fritar, sem queimar. Quando a cebola estiver translúcida e cozida junte o aipo laminado e os dois dentes alhos picados. Depois junte os arandos, as ervas, o pão picado e as nozes. Deixe acabar de cozer. Pique grosseiramente numa Bimby para lhe dar consistência de recheio, mas não o deixe em “papa”. Deixe arrefecer completamente.

Estenda duas fatias de presunto no sentido horizontal. Coloque o lombo aberto por cima. Recheei. Com a ajuda do presunto, comece a enrolar o lombo. Ate com cordel de cozinha as pontas, fazendo o formato de um chouriço.
Coloque os lombos num tabuleiro, junte o vinho, um fio de azeite e leve ao forno pré aquecido a 180o, durante, 20 a 25 minutos.

Faça o molho:
Coloque de molho os arandos, pelo menos meia hora. Numa frigideira coloque a água, o açúcar, as raspas e sumo das laranjas. Deixe ferver. Junte os arandos e deixe cozer. Passe por uma bimby. Volte á frigideira, junte a manteiga, o vinho, a mostarda. Tempere com sal e pimenta, mexa, deixe apurar.

Retire os lombos do forno, deixe descansar, tapados com papel de alumínio, dez minutos. Corte em fatias, acompanhe com legumes a gosto e sirva.

Bom Apetite.
#EUAgriPromo #carnedecoelho #dietamediterranea #alimentacaoequilibrada

Geleia de Romã

Geleia de Romã

Panna Cotta com Mel

Panna Cotta com Mel