Pudins de Fruta

Pudins de Fruta

Não há celebração da Páscoa sem sobremesas, e entre elas, os pudins ocupam um lugar especial. A origem exata desta sobremesa é incerta, porém sabe-se que na Grécia antiga eram preparados com farinha, mel e especiarias. Durante a Idade Média, a sua composição incluía pão e, surpreendentemente, até carne. Com o tempo, a adição de frutas, leite e ovos transformou o pudim numa sobremesa amplamente apreciada e popular. Atualmente, os pudins são valorizados em diversas regiões, cada uma com suas receitas tradicionais distintas. A característica marcante destas sobremesas é a textura suave, macia e cremosa, resultado de fatores específicos na sua preparação. A proporção dos ingredientes desempenha um papel importante; mais ovos conferem firmeza, enquanto mais leite resulta em cremosidade. Além disso, o método de cozimento é fundamental: o cozimento em banho-maria por um período prolongado garante uma textura homogênea ao pudim. Os pudins em questão incorporam todos esses elementos, combinando fruta, ovos, leite e uma decoração personalizada com frutas a gosto.

Como o que vos trago hoje, para a vossa mesa de Páscoa, pudins de laranja.

Espero que gostem.

 

Pudins de laranja

 

Ingredientes:

6 ovos L

300ml de leite

250ml de sumo de laranja

1 laranja, só raspas

150g de açúcar

1 c. de chá de farinha maisena

 

Para o caramelo:

200g de açúcar

50ml de água

 

Preparação:

Coloque num tacho o açúcar com a água, mexa. Leve ao lume e deixe o açúcar derreter e fazer o caramelo, não mexa. Quando a cor estiver âmbar retire do lume e forre as formas com o caramelo.

Coloque todos os ingredientes num processador e bata bem, até ficar bem homogéneo.

Vaze para as formas dos pudins. Disponha as formas num tabuleiro de ir ao forno, encha o tabuleiro de água quente, até meio das formas.

Leve a cozer em banho maria, no forno pré aquecido a 180º., durante 40 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e depois coloque as formas no frigorifico, pelo menos 4 horas.

Desenforme e sirva frio com fios de ovos ou fruta a gosto.

Bom apetite.

 

Dica: Para desenformar coloque as formas uns segundos num recipiente com água quente, depois é só desenformar para um prato.

 

Petingas de Conserva com Batata Doce e Bolacha de Parmesão

Petingas de Conserva com Batata Doce e Bolacha de Parmesão

Alho Francês Grelhado com Molho Holandês

Alho Francês Grelhado com Molho Holandês