Migas de Acelgas com Maçãs e Salsichas

Migas de Acelgas com Maçãs e Salsichas

Migas, um dos pratos mais típicos da nossa gastronomia. Principalmente nas regiões do Alentejo, Ribatejo e Beiras. Receita de aproveitamento de pão duro, humedecido com azeite e alho.

No Ribatejo o pão de trigo era muitas vezes trocado por pão de milho, derivado á escassez do trigo em tempos de guerra e pobreza.

Muitas vezes confundem-se as migas com as açordas, mas as migas derivam do verbo migar, que significa: desfazer, neste caso, pão para um caldo.

Como podemos então saber o que são as migas? São feitas a partir de pão embebido e depois envolvidas uma gordura deixando-se secar ligeiramente. Depois com o tempo aparecem muitas alterações, substituições e variantes, como sempre na gastronomia.

Aparecem outros temperos, juntam-se legumes e leguminosas, ovos bacalhau etc. etc.

A receita que vos trago hoje, não são bem migas, pois ás acelgas não se junta pão, mas sim, maçãs. Mas a forma de confecionar segue o mesmo espírito e o pão aparece em forma de croutons. Uma forma de aproveitar o pão duro. E em vez dos grelos ou do feijão frade, juntei acelgas, que nesta altura estão lindas e grandes na minha horta.

Espero que gostem desta minha desconstrução, talvez mais light, das migas.

 

 

Migas de Acelgas com Maçã e Salsichas

 

Ingredientes:

um molho de acelgas

2 maçãs reinetas

6 salsichas

sal q.b.

pimenta q.b.

3 c. de sopa de azeite

1 cebola grande

1 alho francês

1 talo de aipo, opcional

alecrim

sálvia

 

Para os croutons:

3 fatias de pão duro

orégãos secos

sal q.b.

pimenta q.b.

um fio de azeite

 

Preparação:

Corte o pão em cubos, coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tempere com orégãos secos, sal, pimenta e regue com um fio de azeite. Mexa bem com as mãos.

Leve a assar em forno pré aquecido a 180º, durante 10 minutos, ou até estarem bem crocantes, mas não queimados.

Entretanto, pique a cebola e leve-a a fritar com um fio de azeite, junte o alho francês laminado, junte o aipo cortado, a maçã descascada e cortada em cubos, mexa para não queimar. Adicione as acelgas também picadas grosseiramente. Tempere com sal e pimenta. Quando os legumes estiverem salteados, mais ou menos 15 minutos, junte o alecrim e a sálvia picados.

Entretanto frite as salsichas numa frigideira antiaderente, para não precisar de qualquer gordura. Corte as salsichas ás rodelas grossas.

Junte-as ás acelgas.

Na hora de servir, emprate como gostar mais e decore com mais ervas aromáticas e com os croutons.

 

 

Bom Apetite.

 

 

 

Crumble de Cogumelos

Crumble de Cogumelos

Trança Doce de Páscoa

Trança Doce de Páscoa