Bolo de Amêndoa com Flor de Laranjeira

Bolo de Amêndoa com Flor de Laranjeira

Os bolos de amêndoa são como viajantes, fizeram ao longo dos séculos uma viagem gastronómica por culturas e tradições! Na Europa, especialmente em Portugal, Espanha, Itália e França, essas delícias são estrelas da culinária local, com receitas únicas em cada região, como a "tarte de Santiago" em Espanha. Todos os bolos conventuais com amêndoa, quer em Portugal, e de que nos orgulhamos muito, quer em Itália a amêndoa brilha em sobremesas, e em nos biscoitos como os Cantuccini. Já no Médio Oriente, as amêndoas são estrelas em doces como a Baklava. Nas festas judaicas, como Purim e Hanukkah, os bolos de amêndoa são astros, como o clássico "bolo de Passas e Amêndoas". As amêndoas dão-nos uma viagem deliciosa pelo mundo dos sabores contam-nos um pouco a história de cada um.

Cá em casa gosto também de utilizar as amêndoas em bolos e sobremesas e até de experimentar as receitas de outras culturas, como este bolo que para além da amêndoa tem flor de laranjeira, tão usada nos países do levante.

Por último, mas não menos importante, experimente comprar amêndoas de boa qualidade e depois faça a farinha, ou compre a farinha de amêndoa já moída, sempre na koro e não se esqueça de usar o meu código hortapakoro.

Espero que gostem.

 

Bolo de amêndoa com Flor de Laranjeira

 

Ingredientes:

100g de farinha de amêndoa

200g de queijo ricotta

5 ovos L

1 pitada de sal

1 c. de sopa de fágua de flor de laranjeira

1 laranja, só raspas

120g de açúcar em pó

 

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar e as raspas da laranja, até obter um creme homogéneo. Junte a farinha, o sal e o queijo e volte a bater bem. Junte a flor de laranjeira e envolva.

Coloque numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido a 160º, durante uma hora, confira com o palito.

Deixe arrefecer um pouco e depois desenforme.

Bom Apetite

 

Creme de Aveia com Noz moscada

Creme de Aveia com Noz moscada

Tarte de Pimentos com Atum

Tarte de Pimentos com Atum