Torta Caprese

Torta Caprese

Torta Caprese, oriunda da ilha de Capri. É um bolo para os amantes de chocolate. Há várias variações, mas a original bate bem a manteiga com o açúcar, juntando-lhe o chocolate e a farinha de amêndoa.

Parece que a o sua origem foi devida a um cozinheiro “desenrascado”. Diz-se que uma rainha Austríaca casada com um rei de Nápoles, pediu que se fizesse o bolo Sacher (bolo Austríaco feito com chocolate). Ora como não sabiam a receita do bolo, juntaram a amêndoa muito utilizada em Itália ao chocolate, e assim apareceu a torta.

Há ainda outras versões de como terá aparecido esta receita tão boa e deliciosa. Um cozinheiro em Capri ao fazer a torta esqueceu-se de juntar a farinha e só juntou a amêndoa, dando origem á nova torta. Mas o que é certo é que qualquer erro ou troca não importa pois resultou nesta receita que faz as delícias de todos.

Espero que gostem.

 

Torta Caprese

 

Ingredientes.

150g de manteiga

5 ovos

1 chávena de açúcar branco

2 colheres de açúcar mascavado

160g de chocolate preto 70%

2 c. de sopa de cacau em pó

1 chávena de café, de café expresso

1 chávena de farinha de amêndoa

1 chávena de nozes

1 c. de chá de extracto de baunilha

1 pitada de sal

açúcar de pasteleiro para polvilhar

fruta para decorar

 

Preparação:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo, quando estiverem a fazer picos,  junte ½ chávena do açúcar branco, e o sal. Reserve.

Bata as gemas com o restante açúcar banco e com as duas colheres do açúcar mascavado, até ficar um creme bem fofo.

Adicione o chocolate, o cacau em pó, o extracto de baunilha e o café. Envolva bem.

Junte a farinha de amêndoa, e as nozes bem picadas, envolva novamente, até ter um uma massa homogénea. Adicione as claras delicadamente, pois não as queremos envolver muito.

Unte e polvilhe com farinha uma forma redonda com fundo amovível. Vaze a massa na forma e leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 50 minutos, mas confira sempre com o palito.

Retire do forno, deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar de pasteleiro e decore com a fruta a gosto.

Bom apetite.

 

 

Chamuças de Massa Filo com Ervilhas e Requeijão

Chamuças de Massa Filo com Ervilhas e Requeijão

Quindins

Quindins