Compota de Laranja Amarga

Compota de Laranja Amarga

Chegaram cá a casa muitas laranjas, oferecidas por familiares e amigos.

Biológicas como gostamos.

E começou cá em casa o choque de vitamina C.

Sumos, bolos, pratos salgados com este maravilhoso fruto.

E que mais ….

compota de Laranja amarga foto.JPG

O verão e outono são as estações das compotas por excelência. Abundância e variedade de frutos faz destas duas estações o paraíso para quem, como eu gosta de fazer e comer compotas. Mas no inverno também as podemos fazer com os frutos cítricos de que tanto gosto. Esta compota é das que mais gosto, inspirada nas “marmalade” inglesas tirada de uma tele-culinária muito antiga. Ligeiramente amarga é óptima com pão torrado ou de brioche. Espero que gostem.

 

Compota de laranja amarga

 

Cascas de Laranja.jpg

Ingredientes para cerca de 6 frascos


1 kg de laranjas
1,250 kg de açúcar amarelo

1,5l de água
1 limão

1 pau de canela

Preparação:

Lave bem as laranjas, retire a casca e corte as laranjas em meias luas. Elimine os caroços. Coloque as laranjas e as cascas, cortadas em tirinhas muito fininhas em juliana, e acrescente o limão cortado dentro de uma panela, com o litro e meio de água. Deixe a macerar durante 8 horas.
Leve o tacho ao lume e deixe ferver em lume brando as laranjas, o limão, as cascas e o pau de canela até que as laranjas estejam moles. Mais ou menos uma hora.
Junte o açúcar e mexa bem. Deixe continuar a ferver cerca de 1 hora até a compota ganhar consistência. Coloque um pouco de compota num pires faça uma estrada com o dedo e se a compota mantiver a estrada, está pronta.
Guarde ainda quente em frascos previamente esterilizados e feche-os de imediato, virando-os de seguida de cabeça para baixo, até arrefecerem.

Laranjas.jpg

 

Bom Apetite.

Penne com Brocolos e Bacon

Penne com Brocolos e Bacon

Panna Cotta de Café

Panna Cotta de Café