Compota de Laranja Amarga
Chegaram cá a casa muitas laranjas, oferecidas por familiares e amigos.
Biológicas como gostamos.
E começou cá em casa o choque de vitamina C.
Sumos, bolos, pratos salgados com este maravilhoso fruto.
E que mais ….
O verão e outono são as estações das compotas por excelência. Abundância e variedade de frutos faz destas duas estações o paraíso para quem, como eu gosta de fazer e comer compotas. Mas no inverno também as podemos fazer com os frutos cítricos de que tanto gosto. Esta compota é das que mais gosto, inspirada nas “marmalade” inglesas tirada de uma tele-culinária muito antiga. Ligeiramente amarga é óptima com pão torrado ou de brioche. Espero que gostem.
Compota de laranja amarga
Ingredientes para cerca de 6 frascos
1 kg de laranjas
1,250 kg de açúcar amarelo
1,5l de água
1 limão
1 pau de canela
Preparação:
Lave bem as laranjas, retire a casca e corte as laranjas em meias luas. Elimine os caroços. Coloque as laranjas e as cascas, cortadas em tirinhas muito fininhas em juliana, e acrescente o limão cortado dentro de uma panela, com o litro e meio de água. Deixe a macerar durante 8 horas.
Leve o tacho ao lume e deixe ferver em lume brando as laranjas, o limão, as cascas e o pau de canela até que as laranjas estejam moles. Mais ou menos uma hora.
Junte o açúcar e mexa bem. Deixe continuar a ferver cerca de 1 hora até a compota ganhar consistência. Coloque um pouco de compota num pires faça uma estrada com o dedo e se a compota mantiver a estrada, está pronta.
Guarde ainda quente em frascos previamente esterilizados e feche-os de imediato, virando-os de seguida de cabeça para baixo, até arrefecerem.
Bom Apetite.